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Estudo revela que carros fabricados no Brasil têm as menores emissões de carbono do mundo
Publicado 31/10/2025 • 06:20 | Atualizado há 2 meses
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Publicado 31/10/2025 • 06:20 | Atualizado há 2 meses
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Unsplash.
Veículos fabricados no Brasil têm as menores emissões de carbono globalmente, considerando todo o ciclo de vida, segundo estudo da Anfavea/BCG.
Um levantamento divulgado pela Anfavea em colaboração com a consultoria BCG revela que, ao analisar todo o ciclo de vida dos veículos, os automóveis fabricados no Brasil apresentam as menores emissões de carbono entre os principais mercados globais. O estudo considera todas as etapas, desde a extração de matérias-primas até o descarte, incluindo a produção de baterias para os modelos elétricos.
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Segundo os dados, veículos elétricos ou aqueles movidos exclusivamente a etanol (sejam convencionais ou híbridos) emitem menos poluentes no Brasil do que qualquer outra tecnologia utilizada em países como China, Estados Unidos e União Europeia. Esse resultado é atribuído principalmente ao uso de fontes renováveis na matriz energética brasileira.

A pesquisa mostra ainda que, mesmo quando abastecido com gasolina contendo 30% de etanol, um carro híbrido brasileiro emite cerca de 20% menos carbono do que um veículo elétrico em operação na China. Veículos convencionais movidos apenas a gasolina também se destacam, emitindo menos do que modelos equivalentes em outros mercados e até menos do que híbridos chineses, onde a dependência do carvão e o impacto ambiental da produção de baterias são altos.
Igor Calvet, presidente da Anfavea, afirmou que esse é o primeiro estudo a avaliar integralmente as emissões durante toda a vida útil dos veículos. “O Brasil tem os veículos mais sustentáveis entre os principais mercados”, destacou Calvet. Ele ainda explicou ainda que a tecnologia flex, ao permitir o uso de etanol ou gasolina, já contribui para a redução das emissões nacionais ao mesmo tempo em que o Brasil avança na adoção de híbridos e elétricos. “O Brasil parte de uma base energética mais limpa. Temos uma vantagem que, claro, pode ser melhorada, mas já estamos bem na foto”, afirmou o presidente da Anfavea.
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