Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no
Fictor, que fez proposta pelo Master, pede recuperação judicial
Publicado 02/02/2026 • 07:28 | Atualizado há 2 horas
CEO da Nvidia nega estar insatisfeito com a OpenAI e confirma investimento ‘enorme’
Ministra das Finanças da Índia projeta consolidação fiscal moderada no orçamento
Na América Latina, mini-dramas chineses estão revolucionando o mercado de streaming
Gigante chinesa AstraZeneca vai abrir capital em Nova York nesta segunda-feira (2)
Documentos ligam Musk a conversas sobre visita à ilha privada de criminoso sexual
Publicado 02/02/2026 • 07:28 | Atualizado há 2 horas
KEY POINTS
Reprodução
O Grupo Fictor, que tentou comprar o Banco Master um dia antes da liquidação, protocolou no domingo (1) o pedido de recuperação judicial no Tribunal de Justiça de São Paulo. O valor da dívida totaliza, aproximadamente, R$ 4 bilhões.
Segundo a empresa, o pedido de RJ é consequência da crise de liquidez momentânea originada a partir de 18 de novembro do ano passado, quando o Banco Central decretou a liquidação do Banco Master.
Um consórcio liderado por um dos sócios do Grupo Fictor havia anunciado uma oferta para aquisição e transferência de controle da instituição, mas a liquidação foi decretada um dia depois. De acordo com o grupo, o episódio desencadeou especulações e um volume expressivo de notícias negativas, que afetaram de forma relevante a liquidez da Fictor Holding e da Fictor Invest.
Até então, ainda de acordo com a companhia, não havia histórico de atrasos no cumprimento de obrigações desde o início das operações do grupo.
Segundo a Fictor, a intenção é quitar integralmente as obrigações, sem previsão de deságio. No pedido, o grupo solicitou tutela de urgência para suspender execuções e bloqueios por um período inicial de 180 dias, medida prevista em lei para viabilizar a negociação de um plano de recuperação e evitar pressões individuais sobre a liquidez.
A iniciativa busca reorganizar os compromissos financeiros do grupo e garantir a continuidade das operações, com foco na negociação com os sócios participantes, que concentram a maior parte dos créditos.
A recuperação judicial permitirá ao grupo discutir novos prazos e condições de pagamento sem interromper as atividades, o que, segundo a empresa, é fundamental para preservar mais de 10 mil empregos diretos e indiretos.
Leia também: Caso Master: Bloqueio das contas da Fictor afeta patrocínio ao Palmeiras? Entenda
Como parte da resposta à crise, o Grupo Fictor implementou um plano de reestruturação que incluiu a redução da estrutura física e do quadro de colaboradores. De acordo com a empresa, as medidas foram adotadas antes do pedido de recuperação judicial para garantir os direitos trabalhistas e acelerar o pagamento das indenizações.
Fundado em 2007, o Grupo Fictor ampliou suas áreas de atuação ao longo dos anos, com presença na indústria de proteína animal, energia, infraestrutura, real estate e meios de pagamento.
Segundo o advogado Carlos Deneszczuk, do escritório DASA Advogados, responsável pela coordenação do pedido de recuperação, os ativos operacionais seguem em funcionamento. “Os ativos permanecem operacionais e a base produtiva continua relevante, apesar da pressão financeira de curto prazo”, afirma.
A principal subsidiária industrial do grupo, a Fictor Alimentos S.A., mantém unidades em Minas Gerais e no Rio de Janeiro, com cerca de 3.500 empregos diretos e aproximadamente 10 mil indiretos, além de uma carteira diversificada de clientes.
O pedido de recuperação judicial não inclui as subsidiárias operacionais. De acordo com Deneszczuk, o objetivo é impedir que empresas economicamente viáveis sejam impactadas por restrições típicas do processo recuperacional. “A ideia é preservar fornecedores, clientes e empregos enquanto a reestruturação financeira ocorre no nível corporativo”, diz.
🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais
🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562
🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube
🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings
Mais lidas
1
Relatório aponta distorções bilionárias e crise de liquidez na Patria Investimentos; Fundo nega
2
Fictor, que fez proposta pelo Master, pede recuperação judicial
3
Investir em Tesouro Direto atrelado à inflação é a bola da vez, dizem especialistas
4
Ex-sócio do Master tenta vender o Banco Pleno em meio a crise de liquidez
5
Indicador de Incerteza da Economia atinge maior nível desde abril de 2025