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Redes de fast food querem levantar voo com filé de frango

Publicado 16/12/2024 • 15:29

CNBC

Redação CNBC

KEY POINTS

  • Empresas de fast-food como a Yum! Brands, dona do KFC, e o McDonald’s estão apostando nos filés de frango como uma estratégia para atrair consumidores.
  • De acordo com dados do Ignite Menu da Technomic, quase metade de todos os restaurantes de fast-food incluíram o produto no cardápio até o terceiro trimestre de 2024.
  • Além disso, muitos estabelecimentos estão incorporando os filés de frango em outros pratos, como saladas e wraps.

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O McDonald’s e a Yum! Brands (dona do KFC e do Taco Bell) estão apostando nos filés de frango como uma estratégia para atrair consumidores.

De acordo com dados do Ignite Menu da Technomic, quase metade de todos os restaurantes de fast-food incluíram o produto no cardápio até o terceiro trimestre de 2024 — um aumento de 5,7% em relação ao mesmo período de 2019.

Além disso, muitos estabelecimentos estão incorporando os filés de frango em outros pratos, como saladas e wraps.

O Taco Bell, também pertencente à Yum! Brands, tem testado tiras de frango em tacos e burritos.

O McDonald’s, por sua vez, está experimentando versões do sanduíche McCrispy, que deverá estar disponível em quase todos os mercados globais até o final de 2025.

O sucesso do filé de frango

Os filés de frango, que movimentam cerca de US$ 6 bilhões no setor de fast-food, já transcenderam o cardápio infantil. Um exemplo é o sucesso da rede Raising Cane’s, que tem um menu inteiramente dedicado aos filés de frango.

No início deste ano, a empresa registrou seu primeiro trimestre com receita de US$ 1 bilhão. No terceiro trimestre, as vendas em lojas já existentes e o tráfego cresceram dois dígitos.

Esse sucesso se deve ao sabor e ao valor do produto, fatores que transformaram os clientes em fãs fiéis, segundo AJ Kumaran, co-CEO da Raising Cane’s.

“Eles procuram valor no dia a dia, não algo que seja só um truque”, afirmou Kumaran. “E conseguimos entregar isso. Por isso, estamos bem confiantes sobre onde estamos e como continuaremos a cumprir essa promessa.”

Em outubro, o KFC lançou uma campanha chamada “batalha dos filés de frango” para promover seus novos filés, incluindo um comercial satírico que provoca seus concorrentes.

Representantes da marca visitaram lojas do Popeyes (pertencente à Restaurant Brands International), Chick-fil-A e Raising Cane’s em cidades como Baton Rouge, Nova Orleans e Atlanta, distribuindo amostras grátis do KFC em frente às lojas rivais.

Catherine Tan-Gillespie, nova diretora de marketing do KFC nos EUA, foi contratada menos de dois meses antes do lançamento da campanha.

“Nós temos os melhores filés de frango do mundo, então achei que deveríamos começar uma briga”, afirmou ela. Afinal, qual rede de frango vai sair vencedora?

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