CNBC
Nesta fotografia distribuída pela agência estatal russa Sputnik, o presidente russo, Vladimir Putin, e o presidente dos Emirados, Sheikh Mohamed bin Zayed Al Nahyan, caminham no Kremlin após suas conversas em Moscou em 7 de agosto de 2025.

CNBCAliado sob pressão: por que a Rússia se importa com o risco de colapso do Irã

Empresas & Negócios

Nova IA do Google usa dados de vários aplicativos para fornecer respostas personalizadas

Publicado 14/01/2026 • 16:37 | Atualizado há 2 horas

KEY POINTS

  • O Google está permitindo que os usuários testem uma nova IA que conecta informações de vários aplicativos para fornecer respostas personalizadas.
  • O recurso, chamado Inteligência Pessoal, está disponível para contas pessoais, disse o Google em um post no blog na quarta-feira.

Nurphoto / Getty Images / CNBC

O Google está permitindo que os usuários testem uma nova ferramenta de inteligência artificial que conecta informações de vários aplicativos, como Gmail e Google Fotos, para fornecer respostas personalizadas em seu chatbot.

O recurso, chamado Inteligência Pessoal, está disponível para contas pessoais, publicou o Google em um post no blog na quarta-feira.

“Seja conectando uma conversa nos seus e-mails a um vídeo que você assistiu ou encontrando nuances na sua biblioteca de fotos, o Gemini agora entende o contexto sem precisar ser informado sobre onde procurar”, escreveu Josh Woodward, vice-presidente do Google Labs e do aplicativo Gemini, no post.

É a tentativa mais recente do Google de construir mais capacidades de raciocínio de IA dentro de seu aplicativo Gemini e atrair usuários, à medida que a empresa entra em concorrência direta com a OpenAI e outras no competitivo mercado de IA generativa. Embora o Gemini já pudesse recuperar informações de aplicativos do Google, a empresa disse na quarta-feira que o Gemini 3 agora pode “raciocinar sobre seus dados para trazer insights proativos”.

O novo recurso competirá com a Inteligência da Apple, o sistema de IA pessoal da Apple que integra aplicativos para ajudar com escrita, criação de imagens e compreensão de contexto. A Apple disse na segunda-feira que escolheu o Google para alimentar suas funcionalidades de IA, incluindo uma grande atualização da Siri, esperada para este ano.

A Inteligência Pessoal estará disponível primeiro para os assinantes do Google AI Pro e AI Ultra nos EUA (Estados Unidos), disse a empresa, e será adicionada à ferramenta de busca do Google, o “Modo IA”, no futuro. O recurso estará desativado por padrão, informou o Google.

Leia mais:
Apple se alia ao Google Gemini para reinventar a Siri com inteligência artificial
Walmart se une ao Gemini do Google para facilitar a busca e a compra de produtos pelos clientes

Woodward, que lançou produtos bem-sucedidos no Gemini no ano passado, alertou que a versão beta do novo recurso ainda não eliminou erros, e está pedindo aos usuários que forneçam feedback.

“O Gemini também pode ter dificuldades com o tempo ou nuances, particularmente em mudanças de relacionamento, como divórcios, ou seus diversos interesses”, escreveu ele. Para tópicos sensíveis como saúde, “o Gemini visa evitar fazer suposições proativas”, mas “discutirá esses dados com você se você perguntar”, acrescentou Woodward.

Woodward também afirmou que a empresa não treina seus modelos de IA “diretamente na sua caixa de entrada do Gmail ou na biblioteca do Google Fotos”, mas utiliza “informações limitadas, como solicitações específicas no Gemini e as respostas do modelo, para melhorar a funcionalidade ao longo do tempo.”

📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:


🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais

🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562

🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube

🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings

Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no

Este conteúdo foi fornecido pela CNBC Internacional e a responsabilidade exclusiva pela tradução para o português é do Times Brasil.

MAIS EM Empresas & Negócios

;