Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no
Nvidia diz que está avaliando uma “variedade de produtos”, sobre novo chip desenvolvido para o mercado chinês
Publicado 19/08/2025 • 13:21 | Atualizado há 5 horas
Por que as vendas da Tesla Cybertruck estão abaixo do esperado?
Trump estende tarifas de 50% sobre aço e alumínio para mais 407 produtos
Apple conquista vitória importante na batalha global pela criptografia
Mercado de criptomoedas despenca com investidores mais cautelosos
Ações da Viking Therapeutics caem mais de 30% após dados decepcionantes de estudo de pílula contra obesidade
Publicado 19/08/2025 • 13:21 | Atualizado há 5 horas
KEY POINTS
A Nvidia afirmou nesta terça-feira que está avaliando vários produtos após uma reportagem indicar que a empresa está desenvolvendo um novo chip de inteligência artificial para a China, mais poderoso que o H20 atualmente disponível.
O novo produto, provisoriamente chamado de B30A, deve ser baseado na arquitetura de chips Blackwell da Nvidia, informou a Reuters, citando fontes próximas aos planos da empresa. A Nvidia espera entregar unidades de amostra a clientes chineses para testes já no próximo mês, segundo a agência.
“Avaliamos uma variedade de produtos para nosso planejamento, para que possamos estar preparados para competir na medida em que os governos permitam”, disse a empresa à CNBC em comunicado. “Tudo o que oferecemos tem a aprovação total das autoridades competentes e é projetado apenas para uso comercial benéfico.”
Saiba mais:
China não recebe Nvidia de braços abertos após Trump liberar exportações do chip H20
Trump abre brecha para Nvidia negociar versão reduzida de chip para China
O Secretário de Comércio, Howard Lutnick, elogiou nesta terça-feira o CEO da Nvidia, Jensen Huang, e disse que não ficaria surpreso se Huang quiser vender um novo chip para a China.
“Tenho certeza de que ele apresenta suas propostas ao presidente o tempo todo”, disse Lutnick em entrevista ao programa Squawk on the Street da CNBC. “Já o ouvi apresentar suas ideias ao presidente, e o presidente ouve nossas grandes empresas de tecnologia e decidirá como quer agir.”
No início deste mês, a Nvidia e a rival Advanced Micro Devices concordaram em repassar 15% de suas vendas na China ao governo dos EUA, em troca da permissão para retomar a venda de chips na região.
A administração Trump interrompeu em abril a venda de chips avançados para a China por preocupações de segurança nacional. A Nvidia desenvolveu seu chip H20 específico para a China após a administração Biden implementar controles de exportação sobre chips de IA em 2023, enquanto a AMD criou o chip MI308 para o mercado chinês.
O presidente Donald Trump disse na semana passada que inicialmente havia solicitado 20% das vendas da Nvidia, mas que Huang negociou a redução para 15%.
Trump sugeriu na ocasião que estaria aberto a permitir que a Nvidia vendesse uma versão significativamente reduzida de seu chip avançado Blackwell na China. “É possível que eu faça um acordo” sobre um processador Blackwell “um tanto modificado — de forma negativa”, disse Trump. “Em outras palavras, reduzir de 30% a 50% da capacidade.”
—
📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:
🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais
🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562
🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube
🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings
Este conteúdo foi fornecido pela CNBC Internacional e a responsabilidade exclusiva pela tradução para o português é do Times Brasil.
Mais lidas
EXCLUSIVO: Presidente do BRB diz que, com aquisição do Banco Master, conglomerado deve atingir '25 milhões de clientes e R$ 225 bilhões em ativos em 5 anos'
99 processa Keeta por suposta concorrência desleal e violação de marca no Brasil
Câmara Legislativa de Brasília retoma sessão que discute projeto de aquisição do Banco Master pelo BRB
Compra do Master pelo BRB é essencial para o setor bancário
Trump estende tarifas de 50% sobre aço e alumínio para mais 407 produtos