PepsiCo reduz previsão de lucros ao prever ‘incerteza’ nas tarifas e nos gastos do consumidor
Publicado 24/04/2025 • 09:52 | Atualizado há 2 dias
Colegas de Yale alertam o Secretário do Tesouro de Trump que ele corre o risco de permitir uma descida ‘ao fascismo’
CEO Mercado Livre diz que a guerra comercial EUA-China é uma grande oportunidade para a América Latina
Compre agora, abasteça ou adie: o que os americanos estão aproveitando ou evitando devido às tarifas?
Tarifas de Trump prejudicarão mais americanos de baixa renda do que ricos, diz estudo
Luigi Mangione se declara inocente em tribunal federal pelo assassinato do CEO da UnitedHealthcare
Publicado 24/04/2025 • 09:52 | Atualizado há 2 dias
KEY POINTS
Garrafas de refrigerante Pepsi são exibidas em uma loja em 17 de março de 2025 na cidade de Nova York.
Spencer Platt | Getty Images (Reprodução CNBC Internacional)
A PepsiCo divulgou nesta quinta-feira (24) resultados trimestrais mistos, com as vendas internacionais compensando a demanda mais fraca na América do Norte.
A gigante de alimentos e bebidas também reduziu sua previsão de lucro por ação em moeda constante, citando novas tarifas, volatilidade econômica e um consumidor mais cauteloso.
“À medida que olhamos para frente, esperamos mais volatilidade e incerteza, particularmente relacionadas aos desdobramentos do comércio global, os quais acreditamos que aumentarão nossos custos na cadeia de suprimentos”, disse o CEO Ramon Laguarta em comunicado. “Ao mesmo tempo, as condições do consumidor em muitos mercados permanecem enfraquecidas e também com perspectivas incertas.”
Leia mais:
As ações da empresa caíram 2% nas negociações pré-mercado.
Veja o que a PepsiCo reportou em comparação com o que Wall Street esperava, com base em pesquisa com analistas feita pela LSEG:
A Pepsi reportou um lucro líquido atribuível à empresa no primeiro trimestre de US$ 1,83 bilhão, ou US$ 1,33 por ação, uma queda em relação aos US$ 2,04 bilhões, ou US$ 1,48 por ação, de um ano antes.
Excluindo encargos de reestruturação, custos de aquisição e outros itens, a empresa lucrou US$ 1,48 por ação.
As vendas líquidas caíram 1,8%, para US$ 17,92 bilhões. A receita orgânica, que desconsidera aquisições, alienações e variações cambiais, subiu 1,2% no trimestre.
O volume global da Pepsi caiu 3% na sua divisão de alimentos prontos e ficou estável para bebidas. Esse indicador desconsidera variações de preço e câmbio.
Laguarta disse que a empresa está “tomando medidas” para melhorar seu desempenho na América do Norte. O volume do negócio de alimentos nos EUA caiu 1%, enquanto a unidade de bebidas na América do Norte viu uma queda de 3%.
“Os consumidores continuam atentos ao custo-benefício entre marcas e canais, já que os impactos cumulativos das pressões inflacionárias apertaram os orçamentos e alteraram os padrões de compra de alimentos”, disseram Laguarta e o CFO Jamie Caulfield em comentários preparados.
Os planos para reverter o desempenho na América do Norte incluem expandir ainda mais em produtos multiculturais e funcionais, como as marcas Simply, Sabra e Siete. A empresa também adquiriu recentemente a Poppi, uma marca de refrigerante prebiótico. A Pepsi também está trabalhando para se engajar mais com os consumidores e garantir melhor disponibilidade e posicionamento de seus produtos nas lojas.
Mas houve pontos positivos nas operações da empresa na América do Norte. O refrigerante Pepsi Zero Sugar ajudou a empresa a ganhar participação de mercado, e os salgadinhos Miss Vickie’s e os bolinhos de arroz da Quaker foram alguns dos lanches que geraram crescimento de receita líquida.
Para o ano completo, a Pepsi agora espera que seu lucro por ação em moeda constante fique aproximadamente inalterado em relação ao ano anterior, uma revisão para baixo em relação à previsão anterior, que projetava crescimento de um dígito médio.
A empresa reiterou sua perspectiva de um aumento de um dígito baixo na receita orgânica.
—
📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:
🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais
🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562
🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube
🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, TCL Channels, Pluto TV, Soul TV, Zapping | Novos Streamings
Este conteúdo foi fornecido pela CNBC Internacional e a responsabilidade exclusiva pela tradução para o português é do Times Brasil.