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Rivian amplia investimentos e se distancia do modelo Tesla

Publicado 06/05/2025 • 14:54 | Atualizado há 5 horas

Redação Times Brasil

KEY POINTS

  • O setor de veículos elétricos passa por uma fase de ajustes. A Tesla perde espaço nos Estados Unidos, enquanto novas marcas tentam consolidar presença. Entre elas, a Rivian ganha força.
  • Fundada em 2009 por RJ Scaringe, engenheiro formado pelo MIT, a Rivian anunciou um investimento de US$ 120 milhões (aproximadamente R$ 680 milhões) para a construção de um novo parque de fornecedores no estado de Illinois.
  • O projeto integra a reestruturação da empresa, que transferiu para o mesmo estado a produção do SUV R2, antes prevista para a Geórgia. A expectativa é iniciar a fabricação no primeiro semestre de 2026, utilizando a antiga planta da Mitsubishi.
Carro da Rivian.

Carro da Rivian.

Divulgação Rivian.

O setor de veículos elétricos passa por uma fase de ajustes. A Tesla perde espaço nos Estados Unidos, enquanto novas marcas tentam consolidar presença. Entre elas, a Rivian ganha força.

Fundada em 2009 por RJ Scaringe, engenheiro formado pelo MIT, a Rivian anunciou um investimento de US$ 120 milhões (aproximadamente R$ 680 milhões) para a construção de um novo parque de fornecedores no estado norte-americano de Illinois.

O projeto integra a reestruturação da empresa, que transferiu para o mesmo estado a produção do SUV R2, antes prevista para a Geórgia. A expectativa é iniciar a fabricação no primeiro semestre de 2026, utilizando a antiga planta da Mitsubishi.

A prioridade da Rivian é entregar veículos acessíveis, funcionais e sem foco em tecnologias autônomas que não se concretizaram no mercado.

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Perfil de público e estratégia de produto

A Rivian atrai consumidores insatisfeitos com a abordagem da Tesla. Os usuários da marca compartilham informações práticas sobre os veículos, distantes das polêmicas ligadas a Elon Musk.

Um dos proprietários, Chris Hilbert, relatou à Bloomberg a troca de seu Model X por um Rivian R1S. Hilbert destacou a experiência consistente com o veículo e o perfil colaborativo da comunidade.

A marca também busca corrigir erros estratégicos cometidos no passado. Em 2022, a Rivian teve prejuízo de US$ 6,8 bilhões e realizou cortes de pessoal. Os custos elevados vieram do esforço em lançar o melhor produto antes de ampliar a produção.

A empresa desenvolve internamente seu software automotivo, o que chamou a atenção da Volkswagen. A parceria firmada entre as duas companhias pode gerar até US$ 5 bilhões e criar oportunidades de licenciamento.

Carro da Rivian.
Carro da Rivian (Foto: Divulgação/Rivian).

Incentivos e futuro da marca

A decisão de concentrar a produção do R2 em Illinois garantiu à Rivian um pacote de incentivos de US$ 827 milhões. A mudança adiou os planos de construção de uma fábrica na Geórgia, provocando reações no governo local.

A companhia evita a sindicalização, o que pode afetar negociações para captar recursos federais previstos pela Lei de Redução da Inflação.

A Rivian mantém posição contrária ao modelo de gestão centrado na figura do fundador, adotado pela Tesla. A proposta é construir uma marca confiável, voltada ao consumidor que busca um SUV elétrico funcional.

Histórico da Rivian

A Rivian foi criada com o nome de Mainstream Motors e um projeto inicial de SUV esportivo elétrico. O plano não avançou, e a empresa redirecionou o foco para SUVs e picapes elétricas voltadas a usuários que valorizam utilidade.

Em 2018, apresentou os protótipos da picape R1T e do SUV R1S. A iniciativa atraiu investimentos da Amazon, que encomendou 100 mil vans elétricas, e da Ford, que investiu meio bilhão de dólares.

O IPO ocorreu em 2021, com valorização inicial significativa. Em 2022, as ações caíram, e a Rivian adotou medidas de redução de custos. Apesar disso, o R1S encerrou 2023 como o SUV elétrico mais vendido em sua categoria nos Estados Unidos, segundo a Kelley Blue Book.

RJ Scaringe permanece na liderança da empresa, com a proposta de produzir veículos elétricos sem comprometer o meio ambiente.

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