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Rota Sustentável COP30: ‘Biocombustíveis são alternativa viável e mais barata que elétricos’, diz Renato Romio

Publicado 30/10/2025 • 12:21 | Atualizado há 2 horas

KEY POINTS

  • A Mercedes-Benz e a Be8 iniciaram uma jornada que combina ciência, sustentabilidade e estrada.
  • O projeto busca demonstrar o potencial dos biocombustíveis na redução de emissões e na economia de custos em transporte de longa distância.
  • Renato Romio, responsável pela divisão de veículos do Instituto Mauá de Tecnologia e pelas auditorias dos veículos, explicou que o trabalho envolve medir o consumo de combustível e calcular a emissão de CO₂ de cada veículo.

A Mercedes-Benz e a Be8 iniciaram uma jornada que combina ciência, sustentabilidade e estrada. Batizado de “Rota Sustentável COP30”, o projeto avalia, na prática, o desempenho de motores Euro 6 abastecidos com biocombustível 100% renovável.

Nesta quinta-feira (30), dois ônibus e dois caminhões da Mercedes-Benz movidos por combustível renovável chegaram a Brasília, em mais uma etapa do trajeto de 4 mil quilômetros que vai do Sul ao Norte do país, até Belém (PA), sede da próxima conferência internacional sobre mudanças climáticas. A iniciativa busca comprovar o potencial dos biocombustíveis para reduzir emissões e custos no transporte de longa distância.

Renato Romio, responsável pela divisão de veículos do Instituto Mauá de Tecnologia e pelas auditorias dos veículos, explicou que o trabalho envolve medir o consumo de combustível e calcular a emissão de CO₂ de cada veículo.

“Nós estamos vendo se está tudo em ordem em relação à rodagem, se os combustíveis estão sendo consumidos da forma correta, verificamos o nível de combustível e medimos o consumo desses veículos. No final, vamos transformar o nível de consumo em CO₂ emitido para comparar o biocombustível com o combustível fóssil, que já tem 15% de biocombustível”, disse.

Segundo Romio, o uso de biocombustíveis representa uma alternativa economicamente viável e de menor investimento em infraestrutura em comparação a veículos elétricos, como ocorre em outros países.

“Uma característica que temos no Brasil é que podemos fazer esses desenvolvimentos porque contamos com técnicos qualificados. A Europa, por exemplo, não tem biocombustível em volume suficiente e depende de veículos elétricos, mais caros e que demandam infraestrutura cara e demorada”, explicou.

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