‘Valentine’s Day’ deste ano tem chocolate mais caro
Publicado qui, 13 fev 2025 • 6:18 PM GMT-0300 | Atualizado há 5 dias
BREAKING NEWS:
PGR denuncia Bolsonaro por tentativa de golpe de Estado
Publicado qui, 13 fev 2025 • 6:18 PM GMT-0300 | Atualizado há 5 dias
KEY POINTS
Cacau
Foto: Tomaz Silva/Agência Brasil
Desculpem, apaixonados, mas aquele chocolate que você está comprando para seu par neste “Valentine’s Day” (equivalente ao dia dos namorados nos Estados Unidos) provavelmente vem com um preço mais salgado.
Doces são o presente mais popular no Valentine’s Day, superando outros produtos, como flores, cartões e joias, de acordo com a Federação Nacional de Varejo dos EUA. Além disso, o chocolate representa mais da metade de todas as vendas de confeitaria, segundo a Associação Nacional de Confeiteiros, uma entidade do setor.
Os fabricantes de chocolate têm aumentado os preços para compensar os custos recordes do cacau, disseram representantes das empresas e economistas agrícolas.
Os consumidores provavelmente pagarão cerca de 10% a 20% a mais pelo chocolate neste Valentine’s Day do que no ano passado, afirmou David Branch, analista de commodities do Instituto Wells Fargo Agri-Food.
“É um aumento significativo”, disse Branch.
O cacau é um ingrediente chave no chocolate: na verdade, ele deve estar presente para que o produto seja legalmente descrito como chocolate.
A África Ocidental — predominantemente Costa do Marfim e Gana — representa cerca de 80% da produção mundial de cacau, de acordo com uma recente nota de pesquisa do JPMorgan.
Pressões de doenças, mudanças climáticas e mau tempo “devastaram” as colheitas na África Ocidental, alimentando uma escassez global de cacau que persiste desde o início de 2024, disse o JPMorgan.
Os preços do cacau “dispararam” à medida que sua disponibilidade atingiu níveis historicamente baixos, segundo o JPMorgan.
“O aumento é realmente impulsionado por três anos de clima horrível” na África Ocidental, disse Branch. A precipitação esteve acima da média histórica seguida por estações secas mais longas do que o usual, o que estressa a produção de cacau, acrescentou.
O déficit de oferta de cacau — a diferença entre o que os compradores querem e o que está disponível — subiu para 478 mil toneladas métricas no ano passado, o maior déficit em 60 anos, afirmou Branch.
Os crescentes preços do cacau pressionaram os lucros dos fabricantes de chocolate, levando-os a aumentar os preços para os clientes, disseram especialistas.
A Hershey, por exemplo, recentemente mencionou os altos preços do cacau ao prever lucros da empresa menores do que o esperado para 2025.
“Compensar os altos custos do cacau forçou o Grupo a ajustar seus preços, o que será ainda mais necessário em 2025”, disse o Lindt & Sprüngli Group, chocolatier suíço, em um comunicado de janeiro sobre os resultados de vendas de 2024.
O preço médio de atacado para produtos de chocolate e confeitaria aumentou mais de 30% em janeiro de 2025 em relação a janeiro de 2024 — um aumento de cerca de cinco vezes na taxa de inflação em relação a 12 meses antes, segundo o índice de preços ao produtor.
“Vemos o mercado de chocolate preparado para uma inflação sem precedentes na história recente”, disse Celine Pannuti, chefe de alimentos e bebidas básicos europeus no JPMorgan, na nota de pesquisa.
Os preços pagos pelos consumidores de chocolate em 2025 provavelmente vão crescer em um percentual de dois dígitos, disse Pannuti.
Representantes de outros grandes fabricantes de chocolate, incluindo Mondelez e Barry Callebaut, mencionaram uma provável necessidade de aumentos adicionais de preços este ano.
“O recente aumento no preço [do cacau] significa que novos ajustes de preços serão feitos no mercado de chocolate”, disse Peter Vanneste, diretor financeiro da Barry Callebaut, em uma ligação com analistas em janeiro.
No entanto, os preços mais altos também pressionaram a demanda dos consumidores, disse Vanneste.
Em meados de janeiro, dados do quarto trimestre de 2024 sobre moagem de cacau mostraram uma queda anual, “um indicador de que a demanda por cacau está despencando”, segundo a Organização Internacional do Cacau.
Os consumidores compraram US$ 21,4 bilhões (R$ 123,69 bilhões) em chocolate durante o ano encerrado em 11 de agosto de 2024, um aumento de 1,5% em relação ao ano anterior, de acordo com os dados mais recentes disponíveis da Associação Nacional de Confeiteiros. Mas o volume de vendas caiu 3% nesse período, mesmo com o valor em dólar das vendas no varejo aumentando, mostram os dados.
Os dados indicam que os consumidores estão pagando mais e comprando menos, disse Branch.
“O mercado está turbulento, e vai continuar assim por esta temporada [de cacau]”, ele disse.
📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:
🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais
🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562
🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube
🔷 NAS PRÓXIMAS SEMANAS: FAST Channels: Samsung TV Plus, Pluto, TCL, LG Channels | Novos Streamings
Este conteúdo foi fornecido pela CNBC Internacional e a responsabilidade exclusiva pela tradução para o português é do Times Brasil.