Publicado 03/12/2024 • 22:23
KEY POINTS
Em entrevista exclusiva ao Times Brasil, Renata Moraes, CEO do Grupo CRM, compartilhou a trajetória de sucesso e os desafios à frente de marcas icônicas como Kopenhagen e Brasil Cacau. Moraes abordou temas que vão desde inovação e tradição no mercado de chocolates premium até iniciativas sustentáveis e a expansão tecnológica da empresa.
Moraes destacou o compromisso do Grupo CRM em aliar a tradição centenária da Kopenhagen à constante busca por inovação. “Nós somos uma senhora startup de 96 anos, carregamos quase 15% do faturamento anual da companhia vindo de inovação, muito drivado pela nossa obsessão em oferecer a melhor experiência ao consumidor, tanto no físico quanto no digital,” afirmou.
A executiva ressaltou que a estratégia omnicanal é fundamental para a empresa, com 17% da receita originada de vendas que integram diversos canais.
Segundo Moraes, o consumidor atual valoriza marcas com propósito claro e produtos que combinam indulgência e saudabilidade. A linha Soul Good, que foca em opções mais saudáveis, representa 10% do faturamento da empresa. “Fomos pioneiros ao olhar o chocolate como parte da rotina saudável do consumidor, antecipando uma demanda crescente por produtos alinhados a esses valores,” disse.
Sobre oscilações econômicas, ela enfatizou a importância de rápida adaptação ao cenário e à oferta diversificada. “No Natal e na Black Friday, conseguimos crescer mais de 40%, adaptando a oferta sem flexibilizar o posicionamento da marca,” revelou. Moraes também apontou como diferencial a capacidade de competir indiretamente com outras categorias de presentes, destacando o apelo dos produtos como alternativas acessíveis.
Renata destacou as práticas sustentáveis do Grupo CRM, que integra iniciativas do programa Cocoa Plan da Nestlé para rastreamento e responsabilidade na cadeia de suprimentos. Além disso, ela mencionou o compromisso com ESG e governança, reforçado por um conselho administrativo independente, com presença feminina.
A tecnologia desempenha um papel central nas operações do Grupo CRM. Renata detalhou como inteligência artificial e plataformas digitais estão transformando a experiência do consumidor. “Hoje, mais de 95% das vendas digitais são ship from store, garantindo entregas em até três horas em todo o Brasil,” destacou.
Renata compartilhou que 60% dos colaboradores do Grupo CRM são mulheres, incluindo 53% nas posições de liderança. “O mérito é o principal critério, e me orgulha saber que nossa cultura promove a inclusão e o desenvolvimento de talentos,” afirmou.