Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no
Startup de tecnologia brasileira identifica falha em diagnósticos de câncer com IA, aponta CEO da NeuralMed
Publicado 19/08/2025 • 16:13 | Atualizado há 2 horas
Por que as vendas da Tesla Cybertruck estão abaixo do esperado?
Trump estende tarifas de 50% sobre aço e alumínio para mais 407 produtos
Apple conquista vitória importante na batalha global pela criptografia
Mercado de criptomoedas despenca com investidores mais cautelosos
Ações da Viking Therapeutics caem mais de 30% após dados decepcionantes de estudo de pílula contra obesidade
Publicado 19/08/2025 • 16:13 | Atualizado há 2 horas
KEY POINTS
A NeuralMed, healthtech brasileira especializada em inteligência artificial, identificou um problema silencioso que afeta diretamente tanto a saúde dos pacientes quanto a receita de clínicas e hospitais: a baixa taxa de retorno para exames de diagnóstico de câncer. Em entrevista exclusiva ao Times Brasil – Licenciado Exclusivo CNBC, o CEO e cofundador da empresa, Antony Eigier, falou sobre a descoberta.
Eigier afirmou que, a partir da revisão de laudos, a inteligência artificial foi capaz de identificar uma tendência de pacientes que não retornam para buscar os resultados ou realizar novos exames. Ele atribui esse abandono à lotação do sistema de saúde e à dificuldade de compreensão dos termos técnicos presentes nos laudos, agravada pela falta de acompanhamento posterior de profissionais.
Leia mais
Cofundador da Nike vai doar US$ 2 bi a instituto que pesquisa câncer; é a maior doação individual a uma instituição de saúde nos EUA
Dia Nacional da Saúde: Direitos do Paciente, Desafios e a Judicialização da Medicina
O CEO afirma que uma das conquistas da startup foi reduzir em mais de 20 dias o tempo entre a realização de biópsias para detecção de células cancerígenas e a análise dos resultados.
“Então, se você tem um nódulo, alguma coisa… o próximo passo normalmente é uma biópsia para ver se aquela massa realmente é cancerígena. E esse tempo é super valioso exatamente para isso: salvar vidas, melhorar a chance de ter um desfecho positivo”, explica.
Ele também destaca a importância dos dados gerados pelo setor de saúde e do uso da inteligência artificial para interpretá-los. “Quase um terço de todos os dados no mundo é gerado pelo setor de saúde. O problema é que a maioria não é de fácil utilização: não é apenas um número ou um dado estruturado, mas sim texto livre, informações não estruturadas.”
Além disso, ele reforça que a proposta da empresa sempre foi auxiliar os profissionais de saúde e não substituí-los pela IA, ponto que inicialmente gerou preocupação entre investidores e colaboradores. “A gente chegou para comprar tempo e devolver tempo para essas equipes cuidarem melhor dos pacientes”, afirma.
Atualmente, a NeuralMed está presente em mais de 200 hospitais, distribuídos em 19 estados brasileiros. O plano é expandir para os estados restantes e alcançar áreas mais remotas, além do mercado público por meio do SUS, com o objetivo de auxiliar cada vez mais pacientes.
__
📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:
🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais
🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562
🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube
🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streaming
Mais lidas
EXCLUSIVO: Presidente do BRB diz que, com aquisição do Banco Master, conglomerado deve atingir '25 milhões de clientes e R$ 225 bilhões em ativos em 5 anos'
99 processa Keeta por suposta concorrência desleal e violação de marca no Brasil
Câmara Legislativa de Brasília retoma sessão que discute projeto de aquisição do Banco Master pelo BRB
Compra do Master pelo BRB é essencial para o setor bancário
Trump estende tarifas de 50% sobre aço e alumínio para mais 407 produtos