Baidu, gigante chinesa de tecnologia, prepara novo modelo de IA enquanto DeepSeek agita o mercado
Publicado 12/02/2025 • 07:52 | Atualizado há 1 mês
Milionário ensina 4 erros financeiros que podem fazer você se sentir “quebrado”
Quer se tornar um melhor ouvinte? Siga estas 3 etapas, diz psicólogo
Após colapso, CEO vende empresa de US$ 310 milhões para o Walmart
Pessoas ricas seguem estas 5 regras; ‘não é só sobre o custo’, diz milionário autodidata
Bolsas Birkin rendem mais que o S&P 500. Mas bolsas de grife são realmente um investimento?
Publicado 12/02/2025 • 07:52 | Atualizado há 1 mês
KEY POINTS
A Baidu afirmou que seu novo modelo de raciocínio ERNIE X1 “oferece desempenho equivalente ao DeepSeek R1 por apenas metade do preço.
REUTERS/Florence Lo
A Baidu, gigante chinesa da tecnologia, planeja lançar a próxima geração de seu modelo de inteligência artificial na segunda metade deste ano, segundo uma fonte familiarizada com o assunto, em meio à crescente concorrência de novas empresas, como a DeepSeek, que vêm transformando o setor.
O Ernie 5.0, classificado como um “modelo fundamental”, terá “grandes melhorias em capacidades multimodais”, segundo a fonte, que não detalhou suas funções. A IA “multimodal” é capaz de processar textos, vídeos, imagens e áudios, combiná-los e convertê-los entre diferentes formatos — por exemplo, de texto para vídeo e vice-versa.
Os modelos fundamentais compreendem a linguagem e executam uma ampla variedade de tarefas, como gerar textos e imagens e interagir em linguagem natural.
A atualização planejada pela Baidu acontece em um momento em que empresas chinesas disputam o desenvolvimento de modelos inovadores de IA para competir com a OpenAI e outras companhias dos Estados Unidos.
No final de janeiro, a startup DeepSeek, sediada em Hangzhou, provocou uma queda nas ações globais de tecnologia ao lançar seu modelo de IA de código aberto, que impressionou usuários por suas capacidades de raciocínio e pela promessa de reduzir drasticamente os custos em comparação com o ChatGPT, da OpenAI.
Leia também:
“Estamos vivendo um momento empolgante… O custo de inferência [dos modelos fundamentais] pode ser reduzido em mais de 90% ao longo de 12 meses”, disse o CEO da Baidu, Robin Li, no World Governments Summit, realizado em Dubai nesta semana.
A declaração foi divulgada em um comunicado de imprensa sobre sua conversa com Omar Sultan Al Olama, ministro de Estado dos Emirados Árabes Unidos para inteligência artificial, economia digital e aplicações de trabalho remoto.
“Se você consegue reduzir o custo em determinada porcentagem, isso significa que sua produtividade aumenta na mesma proporção. Acredito que essa seja a essência da inovação”, acrescentou Li.
A Baidu foi a primeira grande empresa chinesa de tecnologia a lançar um chatbot semelhante ao ChatGPT, o Ernie, em março de 2023. No entanto, apesar do impulso inicial, o produto acabou sendo superado por outros chatbots de IA chineses, tanto de startups quanto de grandes empresas de tecnologia, como Alibaba e ByteDance.
Enquanto as ações da Alibaba acumularam alta de 33% no ano até agora, as da Baidu subiram 6%. Já as ações da Tencent tiveram um ganho de cerca de 4% no mesmo período. A ByteDance não é uma empresa listada na bolsa.
O modelo Ernie da Baidu já permite a integração da IA generativa em diversos produtos da empresa voltados para consumidores e negócios, incluindo armazenamento em nuvem e criação de conteúdo.
No mês passado, a Baidu anunciou que sua plataforma Wenku, usada para criar apresentações e outros documentos, atingiu 40 milhões de assinantes até o final de 2024, um aumento de 60% em relação ao final de 2023.
Novos recursos, como a geração automática de apresentações a partir de documentos financeiros de empresas, começaram a ser disponibilizados aos usuários em janeiro.
A versão atual do modelo Ernie é a Geração 4, lançada em outubro de 2023. Uma versão aprimorada, chamada Ernie 4.0 Turbo, foi lançada em agosto de 2024. A Baidu ainda não anunciou oficialmente planos para a próxima atualização.
A versão mais recente do ChatGPT da OpenAI, o GPT-4o, foi lançada em maio de 2024. O CEO da OpenAI, Sam Altman, afirmou em uma sessão de perguntas e respostas no Reddit no início deste mês que não há um cronograma público para o lançamento do GPT-5.
A Baidu não respondeu a um pedido de comentário.
Este conteúdo foi fornecido pela CNBC Internacional e a responsabilidade exclusiva pela tradução para o português é do Times Brasil.
Mais lidas
Com 22% da matriz elétrica, energia solar é a 2ª maior fonte do país
Novo remédio da Novo Nordisk empolgou investidores, mas agora gera dúvidas
Times Brasil — Licenciado Exclusivo CNBC contrata segundo jornalista de negócios do Grupo Globo em três meses
BYD supera a rival Tesla com receita recorde em 2024
Número de mulheres motociclistas no País cresce 65% e chega a 10 milhões