CNBC
Moeda ilustrativa de Bitcoin

CNBC Preço do bitcoin está parado nos US$ 100 mil? Especialistas debatem próximos passos no mercado cripto

Tecnologia & Inovação

Cofundador do Twitter lança um rival de mensagens do WhatsApp baseado em Bluetooth

Publicado 07/07/2025 • 21:39 | Atualizado há 5 horas

CNBC

Redação CNBC

KEY POINTS

  • O cofundador do Twitter, Jack Dorsey, anunciou um novo aplicativo de mensagens peer-to-peer que funciona inteiramente via Bluetooth.
  • Os chats são criptografados, efêmeros e armazenados apenas no dispositivo — sem contas, números de telefone ou servidores envolvidos.
  • O aplicativo já está disponível em versão beta no TestFlight, com atualizações futuras programadas para adicionar o WiFi Direct para uma comunicação mais rápida e de maior alcance.

Pexels

O cofundador do Twitter e CEO da Block, Jack Dorsey, desenvolveu o Bitchat, um novo aplicativo de mensagens descentralizado e peer-to-peer que funciona inteiramente em redes mesh Bluetooth, sem a necessidade de internet, servidores centrais, números de telefone ou e-mails.

O cofundador do Twitter anunciou no domingo (06) que a versão beta está disponível no TestFlight, com um white paper completo disponível no GitHub. Em uma publicação no X Sunday, Dorsey descreveu o aplicativo como um experimento pessoal em “redes mesh Bluetooth, retransmissões e modelos de armazenamento e encaminhamento, modelos de criptografia de mensagens e algumas outras coisas”.

O Bitchat permite comunicação efêmera e criptografada entre dispositivos próximos. À medida que os usuários se movem pelo espaço físico, seus telefones formam clusters Bluetooth locais e transmitem mensagens de um dispositivo para outro, permitindo que eles alcancem pares além do alcance padrão — mesmo sem Wi-Fi ou sinal de celular.

Leia mais
Brasileiros são os mais exigentes em inovação para mensagens de conversação, diz CEO global da Sinch
OpenAI lança serviço de chamadas e mensagens para o ChatGPT

Certos dispositivos “ponte” conectam clusters sobrepostos, expandindo a malha por distâncias maiores. As mensagens são armazenadas apenas no dispositivo, desaparecem por padrão e nunca chegam à infraestrutura centralizada — ecoando a antiga campanha de Dorsey por uma comunicação que preserve a privacidade e seja resistente à censura.

O lançamento se baseia em seu apoio a Damus e Bluesky e reflete uma campanha mais ampla para descentralizar tudo, desde mídias sociais até pagamentos.

Assim como os aplicativos baseados em Bluetooth usados ​​durante os protestos de 2019 em Hong Kong, o Bitchat foi projetado para continuar funcionando mesmo quando a internet está bloqueada, oferecendo uma maneira resistente à censura de permanecer conectado durante interrupções, paralisações ou vigilância.

O app também suporta chats em grupo opcionais, ou “salas”, que podem ser nomeados com hashtags e protegidos por senhas. Inclui a funcionalidade de armazenar e encaminhar mensagens para usuários que estão temporariamente offline.

Uma atualização futura adicionará o WiFi Direct para aumentar a velocidade e o alcance, levando ainda mais longe a visão de Dorsey de uma comunicação off-grid, de propriedade do usuário.

Ao contrário das plataformas de mensagens tradicionais, como o WhatsApp e o Messenger, da Meta, que são de propriedade e desenvolvidas por grandes empresas de tecnologia e dependem de dados pessoais, o Bitchat opera inteiramente ponto a ponto, sem contas, sem identificadores e sem coleta de dados.

__

📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:

🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais

🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562

🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube

🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings

Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no

Este conteúdo foi fornecido pela CNBC Internacional e a responsabilidade exclusiva pela tradução para o português é do Times Brasil.

MAIS EM Tecnologia & Inovação