De IA à realidade estendida: confira as principais inovações anunciadas no Google I/O 2025
Publicado 25/05/2025 • 08:00 | Atualizado há 24 horas
Médica descobre “nutriente da longevidade” e revela o alimento que consome todos os dias para manter a saúde em dia
Comida ‘ruim’ e segurança ‘frouxa: os bastidores do jantar de US$ 148 milhões do memecoin de Trump
Chances de recessão aumentaram depois que Trump aumentou as tensões comerciais, diz investidor
Como o boom de energia limpa nos EUA pode fracassar se o ‘grande e belo projeto de lei’ de Trump virar lei
United Airlines fecha acordo trabalhista com comissários de bordo, diz sindicato
Publicado 25/05/2025 • 08:00 | Atualizado há 24 horas
Na semana que passou, aconteceu o Google I/O 2025. O evento, que acontece desde 2008, é a principal conferência anual de desenvolvedores e vitrine de novidades organizada pelo Google, na Califórnia, nos Estados Unidos.
A gigante da tecnologia apresentou diversas inovações e atualizações mais recentes, principalmente relacionadas à IA (inteligência artificial), sendo o movimento no qual o Google, e suas concorrentes como Microsoft e Meta, vêm apostando nos últimos anos.
Confira abaixo quais novidades que podem chegar para inovar e revolucionar nossa rotina.
Os avanços da inteligência artificial (IA) estão entre as principais novidades, mais especificamente, no Gemini.
Com a nova versão da ferramenta de inteligência artificial generativa, o Gemini 2.5, eles aprimoraram com as versões Flash e Pro. Enquanto a Flash promete ser uma versão mais rápida e eficiente, a Pro possui dois aprimoramentos principais: Deep Think e Segurança Aprimorada.
O Deep Think é um raciocínio aprimorado para tarefas complexas de matemática e codificação, disponível inicialmente para assinantes do Google AI Ultra. Ele também fornece mais de uma resposta antes de mandar a solução final.
A Segurança Aprimorada traz melhorias contra-ataques de injeção de prompt, fazendo do Gemini 2.5 o modelo mais seguro do Google.
Outra importante atualização foi a integração do Gemini com os outros aplicativos do Google, com o intuito de tornar a IA mais pessoal, se conectando com o Maps, Agenda, Tarefas e Google Keep.
Além disso, agora o Gemini também realiza tarefas como pesquisar apartamentos e agendar visitas, disponível para assinantes do Google AI Ultra. Essa funcionalidade ainda é experimental.
O Gemini também foi integrado ao ecossistema do Google: na busca, com o “AI Mode”; no Chrome (apenas para assinantes); no Google Meet, com tradução de voz em tempo real, mantendo a entonação do falante; integração no Android Studio (para desenvolvedores), auxiliando no teste de aplicativos; e Gemini em carros (Android Auto e Google Built-in) — a Volvo será uma das primeiras a integrar o Gemini em carros com Google Built-in.
Uma nova ferramenta de acesso apresentada foi o Upgrade Gratuito para Estudantes, no qual estudantes universitários, em alguns países (incluindo o Brasil), podem receber um upgrade do Gemini por um ano letivo, sem custos.
O Jules é o novo agente de codificação de IA do Google, lançado apenas em seu formato beta, gratuito, porém com acesso limitado.
Algumas de suas principais funções são: automatizar e agilizar tarefas de programação, como corrigir bugs, criar novos recursos e escrever testes.
Ele se integra com o GitHub, clona seu código em um ambiente seguro na nuvem, estuda o projeto e executa as tarefas de forma autônoma.
Mesmo sendo uma ferramenta nova, ele é construído sobre o Gemini 2.5 Pro. Esse mecanismo busca ajudar desenvolvedores em tarefas repetitivas, com o intuito de incentivá-los a se concentrarem em aspectos criativos.
A ferramenta de criação de cinematografia baseada em IA. O propósito do Flow é permitir que os usuários tenham mais controle sobre os elementos visuais, como iluminação, movimentação das câmeras e estilos artísticos.
O acesso a essa ferramenta é apenas para assinantes do Google AI Pro e do Google AI Ultra. Segundo o Google, “o Flow utiliza os mais recentes modelos de IA do Google, como o Veo 3 (para geração de vídeo e áudio de alta qualidade) e o Imagen 4 (para geração de imagens e texto preciso)”.
O assistente de IA universal e multimodal do Google busca ser um “agente de IA” capaz de ver, ouvir, conversar e compreender o mundo ao seu redor. O protótipo demonstrado no evento foi um dos grandes destaques. Esse assistente também está integrado ao Gemini.
Algumas tarefas incluem:
O antes nomeado Project Starline, renomeado para Google Beam, é uma tecnologia de comunicação virtual super-realista, que tem a capacidade de projetar uma pessoa em 3D, como se estivesse no mesmo lugar do usuário. Outro avanço do Google sobre essa tecnologia é a parceria com a HP para integrar o Beam com dispositivos compatíveis.
No Google I/O 2025, o Google revelou sua estratégia dupla para a realidade estendida (XR): óculos de realidade aumentada (AR) leves com a Xreal (Project Aura) e um headset de realidade virtual (VR) imersivo com a Samsung (Project Moohan).
Os dois dispositivos serão alimentados pela nova plataforma Android XR e pela IA do Gemini, prometendo experiências conectadas e inteligentes que se adaptam a diferentes necessidades de uso.
—
📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:
🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais
🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562
🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube
🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings
Mais lidas
Após breve queda do X, Musk diz que vai retomar o foco nos negócios
Suspensão de exportações de frango deve aliviar IPCA em até 0,10 pp nos próximos meses
De IA à realidade estendida: confira as principais inovações anunciadas no Google I/O 2025
Warren Buffett vai se aposentar como CEO, mas ainda planeja ir ao escritório: "Não vou ficar em casa assistindo novela"
De volta à Band, final da Europa League marca 42% mais audiência do que no SBT