Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no
‘IA vai ficar mais barata’, diz CEO da Amazon, Andy Jassy, em carta aos acionistas
Publicado 10/04/2025 • 11:30 | Atualizado há 3 meses
O ‘coquetel de cortisol’ viralizou no TikTok – mas será que ele realmente reduz o estresse? Veja o que os médicos dizem
Pesquisador da felicidade compartilha sua ‘regra dos 90 segundos’ para viver uma vida melhor e mais plena
Apple conquista grande vitória com ‘F1’, mas IA ainda é um problema em Cupertino
Musk apoia as críticas do senador Paul ao megaprojeto de lei de Trump no primeiro comentário desde sua aprovação
Prazo das tarifas de Trump está se aproximando para a Europa
Publicado 10/04/2025 • 11:30 | Atualizado há 3 meses
“A IA não precisa ser tão cara quanto é hoje e não será no futuro”, escreveu Jassy
Reprodução: Wikipedia/Lisi Mezistrano Wolf
O CEO da Amazon, Andy Jassy, divulgou nesta quinta-feira (10) sua carta anual aos acionistas, na qual prevê que os avanços rápidos na área de inteligência artificial, aliados a um mercado de chips mais competitivo, irão eventualmente reduzir os custos dessa tecnologia.
“A IA não precisa ser tão cara quanto é hoje e não será no futuro”, escreveu Jassy.
Segundo ele, chips com melhor desempenho em relação ao custo, juntamente com avanços em “destilação de modelos, cache de prompts, infraestrutura computacional e arquiteturas de modelos”, ao longo do tempo, reduzirão o “custo por unidade em IA”, o que permitirá que a tecnologia seja usada “tão amplamente quanto os clientes desejarem”.
Jassy comparou esse movimento ao crescimento da nuvem da Amazon, que reduziu os custos de computação e armazenamento, resultando em “mais invenções, melhores experiências para os clientes e maior investimento absoluto em infraestrutura”.
A Amazon destinou até US$ 100 bilhões este ano para despesas de capital, com a maior parte voltada a projetos relacionados à IA.
A empresa acelera os investimentos em data centers, equipamentos de rede e hardware para atender à enorme demanda por inteligência artificial generativa, que disparou desde o lançamento do ChatGPT pela OpenAI no final de 2022.
A Amazon apresentou uma série de produtos de IA, incluindo seus próprios modelos Nova, chips Trainium, um chatbot de compras e um marketplace para modelos de terceiros chamado Bedrock. Também reformulou sua assistente digital Alexa com recursos de IA generativa.
Desde que assumiu o cargo de CEO em 2021, após a saída de Jeff Bezos, Jassy tem buscado simplificar a vasta operação da Amazon e controlar custos, ao mesmo tempo, em que intensifica investimentos em áreas estratégicas.
A empresa demitiu mais de 27 mil funcionários entre 2022 e 2023. Também realizou rodadas menores de cortes em 2024, que continuam neste ano.
Além disso, a Amazon tem encerrado algumas iniciativas mais experimentais ou não lucrativas, como o serviço de roupas “Experimente antes de comprar”, um feed de vídeos no estilo TikTok e um programa de entrega física ultrarrápida.
Jassy afirmou que a Amazon precisa continuar operando como a “maior startup do mundo”, ágil, sem burocracia, “mão na massa” e disposta a correr riscos.
Em setembro do ano passado, como parte de uma política mais ampla de retorno ao trabalho presencial, Jassy anunciou que a estrutura corporativa da Amazon seria simplificada. E
Ele estabeleceu como meta aumentar a proporção de colaboradores individuais em relação aos gestores em 15% até o fim do primeiro trimestre deste ano.
Como parte desse esforço, Jassy também criou uma “caixa de entrada contra a burocracia”. Ele disse que, até esta quinta, recebeu quase mil e-mails de funcionários relatando exemplos de burocracia e que a empresa já fez mais de 375 mudanças com base nesse feedback.
“Construtores odeiam burocracia”, escreveu Jassy.
“Ela os atrasa, os frustra e os impede de fazer o que vieram fazer aqui. Como líderes, nem sempre vemos a papelada escondida nas profundezas da organização, mas com certeza podemos eliminá-la quando a identificamos. Já fizemos mais de 375 mudanças com base nesse feedback.”
—
📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:
🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais
🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562
🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube
🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, TCL Channels, Pluto TV, Soul TV, Zapping | Novos Streamings
Este conteúdo foi fornecido pela CNBC Internacional e a responsabilidade exclusiva pela tradução para o português é do Times Brasil.
Mais lidas
Trump assina cartas tarifárias para 12 países
Haddad: Brasil tem compromisso com estabilidade e previsibilidade em tempos incertos
Pesquisador da felicidade compartilha sua 'regra dos 90 segundos' para viver uma vida melhor e mais plena
BNDES: Fundo Clima já recebeu US$ 2 bi e em 2025 será colocado igual valor, diz Nelson Barbosa
"Brics segue como fiador de um futuro promissor", diz Lula em fórum empresarial do Brics