Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no
Insper é a primeira instituição da América Latina a adotar o ChatGPT Edu para toda a comunidade acadêmica
Publicado 15/08/2025 • 07:18 | Atualizado há 2 meses
Taxa de aprovação de Trump na economia sofre golpe devido a shutdown e inflação, aponta pesquisa CNBC
“Empréstimos problemáticos” causam venda em massa de ações dos bancos globais
Empresa chinesa de robotáxis Pony.ai fará parceria com a Stellantis para expandir operações na Europa
China acusa EUA de causar pânico sobre controle de terras raras e diz estar aberta ao diálogo
Fintech avaliada em US$ 7,3 bilhões abre nova rodada de financiamento
Publicado 15/08/2025 • 07:18 | Atualizado há 2 meses
KEY POINTS
Guilherme Martins (presidente do Insper), André Filipe Batista (diretor de Tecnologia do Insper e Fábio Mori (Account Director para educação na Open AI)
Foto: Divulgação
O Insper firmou, na segunda-feira (11), um acordo inédito com a OpenAI para disponibilizar o ChatGPT Edu a todos os seus estudantes, professores, pesquisadores e equipes administrativas, tornando-se a primeira instituição de ensino da América Latina a implementar a versão educacional da ferramenta de inteligência artificial generativa.
O ChatGPT Edu, desenvolvido especialmente para o ambiente acadêmico, oferece recursos como interpretação de texto, codificação, análise de dados, edição e resumo de documentos, sem que conversas ou dados sejam utilizados para treinar modelos da OpenAI. A tecnologia poderá ser incorporada em qualquer disciplina ou curso que opte por adotar IA generativa, ampliando as possibilidades de ensino, pesquisa e inovação.
Segundo Guilherme Martins, presidente do Insper, a iniciativa reflete a postura da instituição diante das mudanças tecnológicas. “Diante de um fenômeno como a IA generativa, a pior decisão é permanecer inerte. Inovação e excelência caminham lado a lado — e nosso objetivo é unir o melhor da tecnologia ao compromisso de melhorar a vida das pessoas”, afirmou.
Para Fábio Mori, Account Director para educação na OpenAI e alumni do Insper, o acordo democratiza o acesso à tecnologia. “Nossa missão é permitir que o máximo de pessoas possíveis experimentem a ferramenta, entendam seus limites e vislumbrem o que vem pela frente”, disse.
A ferramenta oferece recursos de personalização, adaptando-se ao perfil de cada usuário, além de um modo de estudo baseado no método socrático, no qual o estudante é conduzido por etapas e perguntas para chegar ao entendimento do conteúdo.
O Insper já possuía iniciativas voltadas ao uso da IA generativa no ensino, como a Comunidade de Aprendizagem em IA, criada para apoiar professores e estimular a formação contínua e o uso criterioso da tecnologia.
Para André Filipe Batista, diretor de Tecnologia do Insper, a novidade representa uma oportunidade para aprimorar práticas pedagógicas e gerar indicadores que aprimorem a experiência de aprendizagem.
—
📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL: 🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais
🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562
🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube
🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings
Mais lidas
“Deusa da riqueza”, chinesa é condenada pelo maior golpe em criptomoedas da história
Independência financeira: guia prático para chegar lá
Bitcoin opera em queda com impactos de temores sobre crédito bancário e tensões EUA-China
Apple e Fórmula 1 firmam acordo de cinco anos para transmitir todas as corridas no Apple TV a partir de 2026
João Fukunaga renuncia ao cargo de presidente da Previ