Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no
Tesla está ‘cuidadosamente’ trabalhando em sua entrada na Índia em meio a preocupações com tarifas, diz CFO
Publicado 23/04/2025 • 09:37 | Atualizado há 3 meses
Ethereum completa 10 anos: de experimento fragmentado à ‘espinha dorsal’ de Wall Street
Rendimentos do Tesouro dos EUA despencam após relatório de empregos de julho abaixo do esperado
Trump demite comissária de estatísticas após números abaixo do esperado
Top 10: veja quais são as bibliotecas mais bonitas do mundo. Concorda com a lista?
Concorrência por talentos eleva salários e bônus em escritórios de gestão familiar
Publicado 23/04/2025 • 09:37 | Atualizado há 3 meses
KEY POINTS
Elon Musk se encontra com o primeiro-ministro indiano Narendra Modi na Blair House, em Washington DC, EUA, em 13 de fevereiro de 2025.
Anadolu | Anadolu | Getty Images (Reprodução CNBC Internacional)
A Tesla está entrando com cautela no mercado indiano, disse o diretor financeiro Vaibhav Taneja na terça-feira (22), nos EUA, à medida que a fabricante de veículos elétricos enfrenta queda nas vendas e ameaças tarifárias.
Falando durante uma teleconferência de resultados, Taneja confirmou relatos de que a empresa está trabalhando em uma expansão para a Índia, acrescentando que o país seria um ótimo mercado para entrar, graças à sua “grande classe média”.
No entanto, a Índia também é “um mercado muito difícil”, com as importações de veículos elétricos sujeitas a uma tarifa de 70% e cerca de 30% de imposto de luxo, disse ele, observando que isso poderia tornar os Teslas vendidos na Índia duas vezes mais caros.
Leia mais:
“É por isso que temos sido muito cuidadosos em tentar descobrir qual é o momento certo… esse tipo de coisa cria um pouco de tensão, que estamos tentando resolver”, acrescentou.
A Índia demonstrou interesse no qual a Tesla estabeleça uma base no país, embora as políticas protecionistas do governo apresentem alguns obstáculos para a fabricante de EVs.
As declarações de Taneja ocorrem poucos dias após o CEO da Tesla, Elon Musk, conversar com o primeiro-ministro indiano Narendra Modi sobre temas como colaboração em tecnologia e inovação.
Modi também se reuniu com Musk durante sua visita a Washington, D.C., em fevereiro, alimentando especulações sobre os planos da Tesla para a Índia. Naquele mesmo mês, fontes disseram à CNBC-TV18 que a empresa estava considerando importar veículos elétricos de sua fábrica em Berlim para a Índia já em abril.
Por parte da Índia, o governo propôs uma nova política que poderia reduzir as tarifas de EVs de cerca de 70% para 15% para empresas que planejarem localizar parte da fabricação no país.
Ainda assim, especialistas disseram à CNBC que a Tesla enfrentaria pressões de preço sob esse regime, sendo provável que a empresa pressione por reformas políticas adicionais.
No entanto, as novas tarifas impostas pelo presidente americano Donald Trump aos parceiros comerciais dos EUA, incluindo a Índia, podem lançar uma sombra sobre as possíveis negociações entre a Tesla e Nova Déli.
Washington impôs tarifas adicionais de 10% sobre a Índia, mas essas podem subir para 26% se uma pausa de 90 dias nas “tarifas recíprocas” de Trump terminar sem um acordo comercial entre EUA e Índia.
O vice-presidente JD Vance se reuniu com Modi na Índia na segunda-feira, elogiando o “progresso significativo” feito nas negociações comerciais entre os dois países.
A Tesla divulgou resultados decepcionantes no primeiro trimestre na terça-feira (22), incluindo uma queda de 20% na receita automotiva em comparação com o ano anterior e uma queda de 71% no lucro líquido.
—
📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:
🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais
🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562
🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube
🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, TCL Channels, Pluto TV, Soul TV, Zapping | Novos Streamings
Este conteúdo foi fornecido pela CNBC Internacional e a responsabilidade exclusiva pela tradução para o português é do Times Brasil.
Mais lidas
China autoriza 183 empresas brasileiras a exportar café para o país; decisão também beneficia gergelim e farinhas de aves, suínos e pescado
Receita Federal leiloa iPhones e Xbox a partir de R$ 400; veja como participar
Globo se rende ao YouTube para tentar frear canal criado por influencer
Número de novas vagas de trabalho nos EUA é o menor desde outubro e desemprego sobe 4,2%; veja análise da CNBC
Lakers asseguram Luka Dončić até 2028 por US$ 165 milhões