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Transporte

Mato Grosso leiloa rodovias estaduais com previsão de R$ 2,7 bilhões em investimentos

Publicado 30/10/2025 • 12:18 | Atualizado há 4 horas

KEY POINTS

  • Mato Grosso leiloou 634 km de rodovias estaduais, com investimentos de R$ 2,7 bilhões e previsão de 29 mil empregos.
  • O consórcio RDG Sinop venceu o leilão com desconto de 13,81% sobre a tarifa de pedágio.
  • O programa busca fortalecer a logística entre Chapada dos Guimarães e Sinop.

O Governo de Mato Grosso realizou nesta quinta-feira (30) o leilão de mais 634,3 quilômetros de rodovias estaduais dentro do Programa Estadual de Concessões. O certame ocorreu na Bolsa de Valores de São Paulo (B3), às 10h, e faz parte do esforço do estado para atrair investimentos privados para modernizar sua malha viária.

O lote leiloado, denominado Rodovia Multimodal, abrange trechos das MTs 020, 140, 225, 244 e 251, ligando os municípios de Chapada dos Guimarães e Sinop. A concessão terá duração de 30 anos e prevê investimentos privados de R$ 2,7 bilhões em obras e melhorias. Além disso, as empresas vencedoras deverão arcar com custos operacionais estimados em R$ 2,5 bilhões ao longo do contrato.

O consórcio RDG Sinop venceu a disputa com um desconto de 13,81% sobre a tarifa básica de pedágio. O grupo é formado pelas empresas Terracom Concessões e Participações, Construtora Kamilos, Estrutural Concessões de Rodovias, Elenco Participações e Vale do Rio Novo Engenharia e Construções.

De acordo com o secretário de infraestrutura do estado do Mato Grosso, com o desconto, a previsão de pedágio que era de R$ 14,56 passou agora para R$ 12,47.

Três consórcios participaram do leilão, mas apenas dois avançaram para a fase de viva-voz. O segundo colocado, Rota Multimodal CS Infra, apresentou oferta final de 13,31% de desconto e é composto por CS Infra SA, MT Sul Construções Ltda. e TPI Triunfo Participações e Investimentos. O terceiro concorrente, Rota Multimodal Nova MT, formado por Neo Invest SA, Guaxe Construtora e Galápagos Participações, ofertou desconto de 8,49%.

De acordo com o governo estadual, a concessão deve gerar 29 mil empregos, sendo 16 mil diretos, além de garantir operação, manutenção e conservação de toda a extensão concedida. A iniciativa faz parte da política de concessões de infraestrutura do estado, que busca ampliar a competitividade logística e reduzir o custo do transporte de cargas e passageiros.

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