Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no
Nissan decide fechar histórica fábrica no Japão
Publicado 19/07/2025 • 15:56 | Atualizado há 2 horas
CEO da Astronomer renuncia ao cargo após polêmica Câmera do Beijo no show do Coldplay
Trump processa Murdoch por US$ 10 bilhões por matéria do WSJ sobre carta de aniversário a Epstein
‘30% é inviável’: de uísque irlandês a queijo italiano, ameaça de tarifa de Trump abala exportadores da Europa
Nescafé foca em Geração Z com mudança de hábitos de consumo
CEO da Nvidia, Jensen Huang, vende mais US$ 13 milhões em ações
Publicado 19/07/2025 • 15:56 | Atualizado há 2 horas
KEY POINTS
Foto tirada em 15 de julho de 2025 mostra a principal fábrica da Nissan Motor Co. em Oppama, em Yokosuka, na província de Kanagawa, no leste do Japão. A montadora em dificuldades encerrará a produção de veículos na fábrica no final do ano fiscal de 2027.
Kyodo/Reuters
A montadora japonesa Nissan anunciou que encerrará a produção de veículos em sua tradicional planta de Oppama, no Japão, até o final do ano fiscal de 2027. Medida faz parte do plano de recuperação global da companhia, batizado de “Re:Nissan”, que visa reduzir as unidades fabris pelo mundo, passando de 17 para 10, para otimizar custos.
As operações serão transferidas para a unidade da empresa em Kyushu, localizada na província de Fukuoka.
A fábrica de Fukuoka começou a operar em 1961, sob a marca Datsun, pertencente à Nissan, cujo primeiro modelo a ser produzido foi o Datsun Bluebird 312.
In #November of #1961, the Oppama Plant in Japan had their first Job-1 vehicle, the #Datsun #Bluebird 312, roll off the line in style. #TBT #Heritage pic.twitter.com/zMqtrdcVYW
— Nissan (@Nissan) November 8, 2018
A unidade fabril é conhecida por bater recordes históricos de produção, como 5 milhões de unidades em 1978, 10 milhões de veículos em 1992, chegando a 15 milhões de veículos produzidos em 2007.
Atualmente, a fábrica mantém mais de 2,4 mil funcionários e produz os modelos Note e Note Aura.
Leia mais:
Oetker anuncia aquisição da fabricante alemã Kathi
Segundo o CEO da Nissan, Ivan Espinosa, a decisão visa consolidar a produção no Japão e melhorar a eficiência operacional.
A Nissan garantiu que os empregos na fábrica de Oppama serão mantidos até o fim do ano fiscal de 2027. A montadora declarou que as outras instalações — como o Centro de Pesquisa Nissan, o centro de testes de colisão e o porto logístico — permanecerão inalteradas e continuarão operando normalmente.
A empresa ainda definirá políticas sobre alocação e futuras condições de trabalho dos funcionários, que serão discutidas com o sindicato oportunamente.
A transição faz parte do esforço da montadora de reduzir sua capacidade global de produção de 3,5 milhões para 2,5 milhões de unidades (excluindo a China), mantendo um índice de utilização de fábricas próximo a 100%. O plano também prevê a redução do número de plantas de 17 para 10 em todo o mundo.
“Hoje, a Nissan tomou uma decisão difícil, mas necessária. Não foi fácil — para mim ou para a empresa —, mas acredito ser um passo vital para superar nossos desafios atuais e construir um futuro sustentável. A Fábrica de Oppama é uma parte orgulhosa da nossa história e seu legado perdurará. Quero agradecer sinceramente aos nossos funcionários, à comunidade local e aos nossos parceiros que apoiaram esta fábrica com dedicação e carinho. Continuaremos a operar na região de Oppama com forte apoio à comunidade local, enquanto levamos adiante o espírito da fábrica de Oppama e trabalhamos para restaurar o verdadeiro valor da Nissan.”, declarou o CEO da Nissan, Ivan Espinosa, em nota oficial da montadora.
A planta de Kyushu passará a concentrar a produção dos modelos que hoje são fabricados em Oppama, tanto os atuais quanto os futuros.
A Nissan destacou que a escolha por Kyushu se baseou em critérios como eficiência de custos, capacidade instalada e potencial de investimentos.
A estimativa é de que a mudança reduza os custos de fabricação no Japão e aumente a competitividade e a rentabilidade da produção local. Os custos da reestruturação estão sendo avaliados e serão divulgados no próximo relatório financeiro trimestral da companhia.
Ainda no âmbito do plano de recuperação, a empresa informou que a produção do modelo NV200 será encerrada na planta Shonan, da Nissan Shatai, no ano fiscal de 2026.
Um modelo sucessor está previsto para 2027. Também foi confirmado anteriormente que o contrato de produção do modelo AD será encerrado em outubro deste ano.
—
📌ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:
🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais
🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562
🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube
🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings