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Rivian reduz meta de entregas para 2025 e aumenta gastos esperados em meio a pressões tarifárias

Publicado 06/05/2025 • 18:13 | Atualizado há 16 horas

CNBC

Redação CNBC

KEY POINTS

  • A Rivian Automotive está ajustando negativamente suas metas de entregas de veículos e gastos de capital para 2025 devido às tarifas do presidente Donald Trump, mas a empresa também está reafirmando suas expectativas de lucros para o ano.
  • A fabricante de veículos totalmente elétricos disse que "não é imune aos impactos do ambiente econômico e comercial global", apesar de produzir todos os seus caminhões e SUVs nos EUA, em uma fábrica em Illinois.
Carro da Rivian.

Carro da Rivian.

Divulgação Rivian.

A Rivian Automotive está ajustando negativamente suas metas de entregas de veículos e gastos de capital para 2025 devido às tarifas do presidente Donald Trump, mas a empresa também está reafirmando suas expectativas de lucros para o ano.

A fabricante de veículos totalmente elétricos disse que “não é imune aos impactos do ambiente econômico e comercial global”, apesar de produzir todos os seus caminhões e SUVs nos EUA, em uma fábrica em Illinois.

“O cenário econômico global atual apresenta uma incerteza significativa, especialmente em relação à evolução das regulamentações comerciais, políticas, tarifas e o impacto geral que essas questões podem ter no sentimento e na demanda dos consumidores”, disse a empresa na terça-feira (6) em sua carta trimestral aos acionistas.

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Nova orientação

A nova orientação da Rivian inclui entregas entre 40.000 e 46.000 unidades, abaixo da faixa anterior de 46.000 a 51.000 unidades, e despesas de capital entre US$ 1,8 bilhão e US$ 1,9 bilhão (cerca de R$ 9 bilhões a R$ 9,5 bilhões), acima da previsão anterior de US$ 1,6 bilhão a US$ 1,7 bilhão.

Desempenho financeiro

A Rivian reafirmou os planos de atingir um “modesto lucro bruto positivo” este ano, assim como perdas de US$ 1,7 bilhão a US$ 1,9 bilhão (aproximadamente R$ 8,5 bilhões a R$ 9,5 bilhões) em base ajustada antes de juros, impostos, depreciação e amortização, após seus resultados do primeiro trimestre superarem as expectativas de Wall Street.

Veja como a empresa se saiu no primeiro trimestre, em comparação com as estimativas médias compiladas pela LSEG:

  • Prejuízo por ação: US$ 0,41 contra um prejuízo esperado de US$ 0,76;
  • Receita: US$ 1,24 bilhão contra US$ 1,01 bilhão esperado (perto de R$ 6,2 bilhões contra R$ 5,05 bilhões esperado).

Notavelmente, a montadora alcançou seu segundo trimestre consecutivo de lucro bruto durante o primeiro trimestre — desbloqueando um valor esperado de US$ 1 bilhão (cerca de R$ 5 bilhões) do Grupo Volkswagen como parte de seu investimento na Rivian após a formação de sua joint venture — Rivian e VW Group Technology LLC.

Joint venture

A joint venture foi anunciada no ano passado como parte de um acordo de US$ 5,8 bilhões (aproximadamente R$ 29 bilhões) que inclui financiamento para a Rivian e a VW utilizando o software e a arquitetura elétrica da fabricante de veículos elétricos.

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Este conteúdo foi fornecido pela CNBC Internacional e a responsabilidade exclusiva pela tradução para o português é do Times Brasil.

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