CNBC

CNBCOs 10 principais empregos que oferecem trabalho remoto de meio período

Transporte

Vendas de veículos elétricos chineses crescem em agosto, impulsionadas por modelos mais baratos

Publicado 02/09/2025 • 07:28 | Atualizado há 13 horas

CNBC

Redação CNBC

KEY POINTS

  • Nio, Leapmotor e Xpeng quebraram seus recordes de entrega de novos modelos com preços acessíveis.
  • No entanto, as vendas da Li Auto tiveram seu terceiro mês de declínio em agosto, apesar do lançamento de um modelo com preços competitivos, após um vídeo de teste controverso.
  • A Xiaomi manteve seu alcance de entrega, enquanto outras fabricantes de carros elétricos, como Zeekr e Aito, não viram mudanças drásticas.
Carro da Leapmotor.

Divulgação/Leapmotor

Carro da Leapmotor

Das gigantes chinesas de carros elétricos, os relatórios mais recentes de agosto mostram que a demanda por veículos elétricos voltou a crescer. Nio, BYD, Leapmotor e Xpeng registraram novos recordes de entregas após lançar modelos com preços mais acessíveis, que começaram a ser entregues entre o fim de julho e o fim de agosto.

A Nio, que estreou um novo modelo em agosto, bateu recorde com 31.305 entregas no mês, superando a faixa de 20 mil unidades alcançada por quatro meses consecutivos, apesar de uma ligeira queda em julho.

A BYD anunciou que embarcou 371.501 unidades em agosto, um crescimento de quase 22% em relação ao mesmo período do ano passado.

Leia também:

EXCLUSIVO: Brasil pode se tornar o maior mercado do mundo para veículos elétricos, diz CEO da Scania

Maioria dos brasileiros quer comprar um veículo elétrico até 2029, aponta PwC

Como a força dos carros elétricos chineses está mudando o mercado automotivo global

O salto em agosto se deve, em grande parte, à submarca Onvo, da Nio, que entregou 16.434 veículos este mês, contra apenas 5.976 em julho. Esse também foi o primeiro resultado mensal com entregas na casa dos cinco dígitos.

Sob a marca familiar Onvo, a startup lançou um novo SUV, o L90, cuja versão de seis lugares começou a ser entregue em 1º de agosto. Já a versão de sete lugares está prevista para o fim de setembro.

As ações da Nio também subiram com o lançamento do SUV ES8 — com preços a partir de 308.800 yuans (US$ 43.305) —, disponível para pré-venda, com entregas previstas igualmente para o fim de setembro.

Da mesma forma, a Leapmotor registrou recorde histórico de 57.066 entregas em agosto, impulsionada pelas vendas do seu novo modelo B01, lançado em 24 de julho. O resultado representa um aumento de 88% em relação ao ano anterior, superando também as 50.129 unidades de julho.

O crescimento das vendas da Leapmotor se deve, em parte, ao sucesso do modelo B01, que vendeu mais de 10 mil unidades no primeiro mês após o lançamento, além da repercussão causada pelo anúncio de uma nova cor para o modelo B10.

O resultado de agosto marca o maior salto desde março deste ano, quando as entregas da montadora, apoiada pela Stellantis, subiram de 25.287 em fevereiro para 37.095 em março.

A Xpeng também registrou recorde mensal com 37.709 entregas em agosto, impulsionadas pelo novo modelo P7, que começou a ser vendido em 28 de agosto. O veículo foi lançado a um preço competitivo a partir de 219.800 yuans (US$ 31 mil), posicionando-se entre os mais baratos do mercado.

A Xiaomi manteve em agosto o patamar de mais de 30 mil entregas, após registrar seu primeiro salto desde março, com o lançamento do SUV YU7 em julho. A empresa não divulgou os números exatos.

Outras fabricantes de veículos elétricos tiveram apenas leve recuperação no mês. Depois de entregas estáveis entre junho e julho, a Zeekr, controlada pela Geely, registrou 17.626 vendas em agosto, contra 16.977 em julho.

Controvérsia pesa nas vendas

Já a Li Auto acumulou o terceiro mês consecutivo de queda, com 28.529 entregas em agosto, abaixo das 30.731 unidades de julho, mesmo após o lançamento de um modelo competitivo, o Li i8, em 29 de julho.

A empresa foi alvo de críticas em agosto por causa de um vídeo de teste de colisão entre o Li i8 e um caminhão da Dongfeng Liuzhou, outra fabricante de automóveis. Alguns internautas alegaram que as condições do teste foram injustas.

Embora a Li Auto tenha inicialmente defendido a estratégia de marketing calculada e controversa, depois acabou se desculpando com a montadora de caminhões.

A queda em agosto foi menor do que nos dois meses anteriores, mas pode sinalizar uma rejeição mais ampla à guerra de preços no setor de veículos elétricos.

A Harmony Intelligent Mobility Alliance, apoiada pela Huawei, que inclui marcas como Aito, Chery e Maextro, também registrou queda, com 44.579 entregas em agosto, ante 47.752 em julho. A empresa não detalhou nem atribuiu os resultados a marcas ou modelos específicos.

📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:


🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais

🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562

🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube

🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings

Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no

Este conteúdo foi fornecido pela CNBC Internacional e a responsabilidade exclusiva pela tradução para o português é do Times Brasil.

MAIS EM Transporte