CNBC

CNBCMonetizadores versus fabricantes: como o mercado de IA pode se fragmentar em 2026

Transporte

Waymo volta a suspender robotáxis devido a alertas de alagamentos no Natal

Publicado 26/12/2025 • 10:53 | Atualizado há 2 horas

KEY POINTS

  • A Waymo voltou a suspender seu serviço de táxis sem motorista em San Francisco, citando alertas de alagamentos repentinos.
  • Avisos de condições climáticas severas estavam em vigor para a região da Baía de San Francisco durante o dia de Natal.
  • As interrupções no serviço da Waymo ocorrem apenas alguns dias depois de a empresa controlada pela Alphabet afirmar que iria atualizar sua frota para operar melhor durante quedas de energia.

REUTERS/Daniel Cole

Um veículo autônomo da Waymo passa por Santa Monica, Califórnia, EUA, em 30 de maio de 2025.

A Waymo suspendeu temporariamente seu serviço de robotáxis na região da Baía de São Francisco na quinta-feira (25), antes das tempestades previstas para a área, segundo uma notificação enviada aos clientes no aplicativo de transporte sem motorista da empresa.

“Serviço temporariamente suspenso devido a alerta de alagamento repentino emitido pelo Serviço Nacional de Meteorologia”, dizia o comunicado.

No início desta semana, a empresa controlada pela Alphabet informou que fará atualizações em sua frota para que o serviço de robotáxis seja mais capaz de operar durante quedas de energia.

Leia também:

Em 20 de dezembro, a Waymo suspendeu o serviço durante um apagão em São Francisco que deixou dezenas de milhares de pessoas sem eletricidade e fez com que alguns de seus veículos autônomos parassem no meio do tráfego, contribuindo para, ou causando,congestionamentos.

O Serviço Nacional de Meteorologia estendeu o alerta de enchentes para toda a região da Baía de San Francisco até as 22h de sexta-feira, no horário local.

A Waymo não respondeu imediatamente a um pedido de comentário nem informou se os reguladores exigiram a suspensão do serviço na quinta-feira diante dos alertas de alagamento.

A Comissão de Serviços Públicos da Califórnia (California Public Utilities Commission), que regula os serviços de transporte por aplicativo sem motorista no estado, também não respondeu de imediato aos pedidos de informação durante o feriado de Natal, na quinta-feira.

Atualmente, a Waymo opera um serviço comercial e totalmente autônomo em cinco mercados dos Estados Unidos, acima dos três registrados no fim de 2024. Em 2025, o serviço de robotáxis da empresa tem operado em Austin, na região da Baía de San Francisco, Phoenix, Atlanta e Los Angeles. A companhia pretende expandir significativamente sua área de atuação nos EUA e além do país em 2026, conforme noticiou anteriormente a CNBC.

A Waymo enfrenta um escrutínio público crescente e preocupações com segurança à medida que tenta expandir seu serviço de robotáxis.

O ex-CEO da Autoridade Municipal de Transporte de San Francisco, Jeffrey Tumlin, disse à CNBC que reguladores e empresas de robotáxis podem tirar lições valiosas do caos gerado pelos veículos da Waymo durante as quedas de energia da PG&E na semana passada.

“Acho que precisamos nos perguntar: ‘qual é um número razoável de [veículos autônomos] para circular nas ruas da cidade, por horário do dia, por região e conforme as condições climáticas?’”, afirmou Tumlin.

Ele também sugeriu que os reguladores poderiam criar um sistema escalonado que permita às empresas de veículos autônomos ampliar rapidamente suas operações, desde que cumpram testes específicos.

Um desses testes, segundo ele, seria avaliar a rapidez com que uma empresa consegue retirar seus veículos autônomos do tráfego de forma segura quando eles se deparam com situações confusas, como um cruzamento de quatro vias sem semáforos em funcionamento.

Cidades e reguladores também deveriam exigir mais dados das empresas de robotáxis sobre o desempenho planejado ou efetivo de seus veículos durante emergências previstas, como apagões, enchentes ou terremotos, concluiu Tumlin.

📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:


🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais

🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562

🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube

🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings

Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no

Este conteúdo foi fornecido pela CNBC Internacional e a responsabilidade exclusiva pela tradução para o português é do Times Brasil.

MAIS EM Transporte

;