Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no
Waymo planeja dobrar produção de robotáxis em fábrica do Arizona até o final de 2026
Publicado 05/05/2025 • 17:31 | Atualizado há 2 meses
O ‘coquetel de cortisol’ viralizou no TikTok – mas será que ele realmente reduz o estresse? Veja o que os médicos dizem
Pesquisador da felicidade compartilha sua ‘regra dos 90 segundos’ para viver uma vida melhor e mais plena
Apple conquista grande vitória com ‘F1’, mas IA ainda é um problema em Cupertino
Musk apoia as críticas do senador Paul ao megaprojeto de lei de Trump no primeiro comentário desde sua aprovação
Prazo das tarifas de Trump está se aproximando para a Europa
Publicado 05/05/2025 • 17:31 | Atualizado há 2 meses
KEY POINTS
Carro da Waymo.
Divulgação Waymo.
A Waymo, propriedade da Alphabet, e a gigante da fabricação automotiva Magna International planejam dobrar a produção de robotáxis em sua nova fábrica em Mesa, Arizona, até o final de 2026, anunciaram as empresas na segunda-feira (5).
A “Fábrica de Integração do Driver Waymo”, uma instalação de 22.200 metros quadrados nos arredores de Phoenix, montará mais de 2.000 robotáxis Jaguar I-PACE, informou a empresa Alphabet em um comunicado. A Waymo adicionará esses veículos autônomos à sua frota existente que já inclui cerca de 1.500 robotáxis.
A fábrica será “capaz de construir dezenas de milhares de veículos Waymo totalmente autônomos por ano”, quando estiver totalmente operacional, disse a Waymo. A empresa também afirmou que planeja construir seus robotáxis Geely Zeekr RT mais avançados, que apresentam sua tecnologia “Driver Waymo de 6ª geração”, ainda este ano na planta.
A Waymo e a Magna abriram a planta de Mesa em outubro, informou a Forbes na segunda-feira (5).
Leia também:
Waymo e Toyota fecham parceria para levar tecnologia de carros autônomos a veículos pessoais
A empresa, propriedade da Alphabet, começou seu serviço comercial de robotáxis em Phoenix em 2020 e agora considera a área como seu lar de fabricação doméstica.
Atualmente, a Waymo está realizando 250.000 corridas pagas e sem motorista por semana em suas áreas de serviço em Austin, na região da Baía de São Francisco, Los Angeles e Phoenix, e a empresa planeja começar a atender os mercados de Atlanta, Miami e Washington, D.C., em 2026.
O CEO da Alphabet, Sundar Pichai, disse no mês passado que a Waymo ainda não definiu estritamente seu modelo de negócios de longo prazo, e há “opcionalidade futura em torno da propriedade pessoal” de veículos equipados com a tecnologia autônoma da Waymo. Uma semana depois, a Waymo e a Toyota anunciaram uma parceria preliminar para, potencialmente, trazer a tecnologia autônoma para veículos de propriedade pessoal.
Um potencial concorrente da Waymo, a Tesla, afirmou que planeja lançar um serviço de robotáxi em Austin em junho, usando os SUVs Model Y da empresa e sua tecnologia de Autodireção Completa Não Supervisionada.
O CEO da Tesla, Elon Musk, criticou a abordagem da Waymo para a tecnologia autônoma, dizendo que os carros de sua concorrente custam “muito mais caro” do que os de sua empresa.
Os sistemas da Waymo empregam sensores mais sofisticados e caros do que os veículos da Tesla. Os veículos da Waymo dependem de radares e sensores lidar, além de câmeras e sonar, para se locomover. Os sistemas da Tesla dependem principalmente de câmeras.
No entanto, a Waymo saiu na frente da Tesla no mercado de robotáxis e agora está a caminho de mais que dobrar sua frota nos EUA até o final de 2026. A Tesla ainda não oferece veículos que sejam seguros para uso sem um humano ao volante pronto para dirigir ou frear a qualquer momento.
—
📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:
🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais
🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562
🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube
🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings
Este conteúdo foi fornecido pela CNBC Internacional e a responsabilidade exclusiva pela tradução para o português é do Times Brasil.
Mais lidas
Trump assina cartas tarifárias para 12 países
Haddad: Brasil tem compromisso com estabilidade e previsibilidade em tempos incertos
BNDES: Fundo Clima já recebeu US$ 2 bi e em 2025 será colocado igual valor, diz Nelson Barbosa
Pesquisador da felicidade compartilha sua 'regra dos 90 segundos' para viver uma vida melhor e mais plena
"Brics segue como fiador de um futuro promissor", diz Lula em fórum empresarial do Brics