Imagem de Elon Musk

CNBC Elon Musk está a caminho de se tornar trilionário até 2027

Entretenimento

Chega de Paris: turistas buscam destinos menos conhecidos; veja ranking

Publicado 13/11/2024 • 15:15 | Atualizado há 14 horas

CNBC

Redação CNBC

KEY POINTS

  • Gastar muito dinheiro em uma viagem a um destino famoso, como Bali ou Paris, foi uma das tendências turísticas em 2022.
  • Dois novos relatórios mostram que os viajantes agora estão com um novo estado de espírito.
  • Estudos mostram que os turistas estão abrindo mão de viagens em pontos turísticos globais para realizar viagens mais tranquilas em lugares menos conhecidos.
Turistas tirando fotos durante a viagem

Turistas tirando fotos durante a viagem

Pexels

Gastar muito dinheiro em uma viagem a um destino famoso, como Bali ou Paris, foi uma das tendências para turistas em 2022 que, agora, parece ter ficado para trás. Dois novos relatórios mostram que os viajantes agora estão com um novo estado de espírito. 

Estudos da Expedia e da Booking.com mostram que os turistas estão abrindo mão de viagens luxuosas em pontos turísticos globais para realizar viagens mais tranquilas em lugares menos conhecidos — e, consequentemente, menos lotados.

Cerca de 63% dos turistas disseram que provavelmente visitarão um destino pouco conhecido em sua próxima viagem, de acordo com o “Unpack ’25” da Expedia, um relatório de tendências de viagens que entrevistou 25 mil entrevistados de 19 países.

As pesquisas de voos da Expedia de 1º de setembro de 2023 a 31 de agosto de 2024 mostraram interesse crescente em:

  • Reims, França
  • Brescia, Itália
  • Cozumel, México
  • Santa Barbara, Califórnia
  • Waikato, Nova Zelândia  
  • Girona, Espanha
  • Fukuoka, Japão
  • Abu Dhabi, Emirados Árabes Unidos
  • Krabi, Tailândia
  • Canmore, Canadá

“Muitos destinos estão ficando bastante lotados”, disse James Marshall, vice-presidente de contas aéreas globais da Expedia. “Os viajantes querem algo diferente. Eles querem encontrar destinos que não foram descobertos por tantas pessoas.”

Em outubro, a United Airlines anunciou que está expandindo os serviços internacionais para Senegal, Groenlândia e Mongólia no ano que vem, em uma tentativa de capturar o interesse de viagens para o próximo “destino da moda”. 

Patrick Quayle, vice-presidente sênior de planejamento de rede global e alianças da United, disse que os viajantes experientes já estiveram em Paris, Roma e Madri muitas vezes. “Por isso, eles estão procurando algo diferente”, disse.

Mais barato e relaxante

Existem outros motivos pelos quais os turistas estão buscando caminhos menos desejados, disse o diretor comercial do Expedia Group, Greg Schulze. “Esses destinos tendem a ser mais baratos e relaxantes”, disse Schulze à CNBC Travel.

“O preço das viagens aumentou ao longo desses anos. Destinos de desvio geralmente são mais econômicos. Eles podem ter uma experiência superior por menos dinheiro”, afirmou.

Locais menos conhecidos também satisfazem o interesse crescente dos viajantes por experiências “autênticas”, disse Schulze. 

Desviando do caminho comum

Um relatório de tendências publicado pela Booking.com concluiu que os viajantes compartilham o desejo de explorar locais menos visitados. “Haverá um desejo crescente por experiências autênticas e fora do comum”, afirma a frase de abertura das “Previsões de viagens para 2025” da empresa de viagens.

De acordo com a pesquisa, cerca de 67% dos viajantes adultos disseram que querem visitar destinos menos lotados. 

Um outro relatório da empresa listou 10 “destinos de tendência” onde a empresa vê um aumento anual no interesse nos seguintes lugares:

  • Sanya, China
  • Trieste, Itália
  • João Pessoa, Brasil
  • Tromso, Noruega
  • Willemstad, Curaçao
  • Tignes, França
  • San Pedro de Atacama, Chile
  • Naha, Okinawa, Japão
  • Villajoyosa, Espanha
  • Houston, Estados Unidos

A mentalidade de “perder algo”

A Expedia declarou que 2022 foi o ano do GOAT, ou “o maior de todos os tempos” para as viagens. Mas a mentalidade dos viajantes está mudando, com mais pessoas hoje adotando o JOMO, ou a “alegria de perder”.

Marshall disse que 62% dos viajantes pesquisados ​​dizem que as “viagens JOMO” reduzem o estresse e a ansiedade, e quase metade diz que elas permitem que eles se reconectem melhor com seus entes queridos.

Ele notou interesse em aluguéis de casas de férias perto de praias, lagos e nas montanhas. Além disso, os turistas indicam que querem comodidades que mostram que planejam passar bastante tempo na casa, de piscinas e jardins a “varandas com vista”, disse ele. 

“São lugares para ir com os amigos, com a família, longe das multidões, longe da correria”, ele disse. “E você fica muito feliz por perder todo o resto.”

MAIS EM Entretenimento