CNBC
labubu

CNBCDe Labubus a Jellycats: o que explica a obsessão da Geração Z por bichinhos de pelúcia?

Ações

Ações da dona da Havaianas se recuperam e perda de mais de R$ 152 milhões é anulada

Publicado 23/12/2025 • 13:57 | Atualizado há 2 horas

KEY POINTS

  • As ações da Alpargatas, dona da Havaianas, sobem nesta terça-feira (23) e anulam as perdas da sessão anterior após polêmica com campanha publicitária.
  • Por volta das 13h10 (horário de Brasília), os paéis preferenciais da Alpargatas (ALPA4) subiam 3,41%, a R$ 11,83, enquanto os ordinários (ALPA3) avançavam 5,16%, a R$ 10,60.

Divulgação

As ações da Alpargatas, dona da Havaianas, sobem nesta terça-feira (23) e anulam as perdas da sessão anterior após polêmica com campanha publicitária. Por volta das 13h10 (horário de Brasília), os papéis preferenciais da Alpargatas (ALPA4) subiam 3,41%, a R$ 11,83, enquanto os ordinários (ALPA3) avançavam 5,16%, a R$ 10,60.

O movimento anula as perdas da sessão anterior, quando as ações despencaram 2,39%, a R$ 11,44, e ALPA3 caíram 1,66%, a R$ 10,08. De acordo com dados da Elos Ayta Consultoria, a queda do pregão anterior resultou em uma perda aproximada de R$ 152 milhões no valor de mercado da empresa.

Leia também:

Com o movimento de hoje, as ações da Alpargatas voltaram a operar em linha com os níveis registrados no pregão da última sexta-feira (19), antes da repercussão negativa da campanha. Na ocasião, os papéis ordinários haviam fechado a R$ 10,25 e os preferenciais, a R$ 11,72.

Entenda a polêmica

Nesta semana, a Havaianas virou alvo de críticas em um comercial de Ano Novo. A polêmica começou pela interpretação equivocada da fala “Não quero que você comece 2026 com o pé direito”, dita pela atriz Fernanda Torres na campanha publicitária.

Embora a empresa tenha afirmado que a frase foi dita para incentivar o público a iniciar 2026 “com os dois pés”, a ala direita da política recebeu a fala como um ataque aos ideais políticos que defendem.

Apesar do desce e sobe das ações, a polêmica deu a Havaianas mais “mídia espontânea”, conforme explicado por Emerson Mainardes, professor de marketing e branding da FIA Business School, em entrevista ao Times Brasil – Licenciado Exclusivo CNBC.

“Ou seja, para além daquilo que a empresa gastou fazendo o comercial, ela começa a fazer parte de uma série de discussões. A internet vai para as mídias abertas de vários outros canais, coisa que ela não pagou. É a mídia espontânea que pode gerar um grande resultado para a empresa”, afirmou Mainardes.

📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:


🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais

🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562

🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube

🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings

Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no

MAIS EM Ações

;