Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no
Governo apresenta programa de crédito imobiliário que amplia acesso e atrai investimentos
Publicado 10/10/2025 • 12:26 | Atualizado há 4 semanas
Starbucks vende controle para chineses em maior mercado de fast food do mundo
OpenAI lança aplicativo de IA para dispositivos Android
Toyota projeta lucro maior apesar de prejuízo bilionário com tarifaço dos EUA
Gigante de navegação Maersk eleva projeções; CEO diz que comércio global está mais resiliente
Embraer oferece vagas sem necessidade de experiência prévia; veja como se candidatar
Publicado 10/10/2025 • 12:26 | Atualizado há 4 semanas
Canal GOV
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva participou nesta sexta-feira (10) do lançamento do novo modelo de crédito imobiliário em São Paulo, evento que contou também com a presença do vice-presidente Geraldo Alckmin e do ministro da Fazenda, Fernando Haddad. A cerimônia reuniu autoridades do setor financeiro, da construção civil e representantes de bancos públicos.
Segundo Haddad, a reforma moderniza o uso da poupança para alavancar o crédito habitacional e aumentar a eficiência do Sistema Brasileiro de Poupança e Empréstimo (SBPE). “O Banco Central apresentou um modelo estrutural de mudança do financiamento, garantindo que todos aqueles penduricalhos da poupança têm lugar a um projeto estrutural que vai canalizar o dinheiro mais barato da economia brasileira para a produção da construção civil”, afirmou o ministro.
Haddad destacou ainda iniciativas para atrair investimentos estrangeiros ao Brasil. “O Eco Invest do Tesouro Nacional aporta recursos do BNDES e lançou, ontem, o seu terceiro edital, agora comprometido, o Rede Cambial, que ficou completamente amarrado no Tesouro Nacional para permitir mais investimentos estrangeiros no Brasil, com uma segurança mínima contra eventuais variações bruscas da taxa de câmbio”, explicou.
O ministro também mencionou medidas recentes para proteger os trabalhadores e ampliar o acesso à habitação: “Com a regulamentação do Fundo de Garantia do Crédito Consignado, estamos corrigindo uma das maiores injustiças já cometidas contra o trabalhador brasileiro, garantindo mais recursos para que ele tenha acesso à casa própria.”
O vice-presidente Alckmin ressaltou a importância do crédito seguro e da expansão habitacional. “Estamos aumentando a oferta de crédito em 20 bilhões, ampliando o teto para 2 milhões, atendendo a classe média e modernizando o sistema brasileiro de empréstimos. Isso vai gerar mais casa, mais emprego”, afirmou.
O presidente Lula reforçou a relevância social do programa, destacando o impacto na vida de famílias que ainda não têm acesso à moradia adequada. “Quem ganha até 5 mil reais por mês precisa de políticas de inclusão social. Este programa foi feito pensando nessas pessoas, garantindo que possam ter uma casa melhor, com dignidade”, disse. O presidente ainda enfatizou a necessidade de fortalecer a economia interna: “Quanto mais essas pessoas ganharem, mais vão comprar casa, melhorar a qualidade dos produtos que consomem, e isso movimenta a economia brasileira”.
O evento reforça a agenda do governo de ampliar o crédito habitacional e estruturar o sistema financeiro para gerar segurança, inclusão social e oportunidades de investimento.
🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais
🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562
🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube
🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings
Mais lidas
1
China libera importação de frango do Brasil proibida desde maio por causa da gripe aviária
2
Primeiro data center do Brasil voltado à exportação será construído no Ceará; TikTok deve ser único cliente
3
Setor supermercadista fatura R$ 1,067 trilhão em 2024, equivalente a 9,12% do PIB, diz Abras
4
Palmeiras: quanto custa assistir a um jogo de camarote?
5
Decisão contra 99Food reacende debate sobre concorrência do delivery; iFood já respondeu por abuso em contratos