Administração Trump mira agora revista jurídica de Harvard e faz investigação por ‘práticas discriminatórias’
Publicado 28/04/2025 • 19:39 | Atualizado há 6 horas
Piores (e melhores) ações durante os difíceis primeiros 100 dias de Trump
Crescimento contínuo do emprego nos EUA pode ajudar a evitar uma recessão, diz Jim Cramer
Prateleiras vazias e demissões de caminhoneiros levarão os EUA a uma recessão em julho, prevê relatório
Almoçar e jantar em grupo aumenta a satisfação com a vida — veja quantas refeições você deve compartilhar por semana
PayPal é a primeira fintech a divulgar os lucros, enquanto investidores temem o impacto das tarifas de Trump sobre os gastos do consumidor
Publicado 28/04/2025 • 19:39 | Atualizado há 6 horas
KEY POINTS
Pessoas caminham pelo Harvard Yard, no campus da Universidade de Harvard, em Cambridge, Massachusetts, em 15 de abril de 2025.
Joseph Prezioso | AFP | Getty Images (Reprodução CNBC Internacional)
Nesta segunda-feira (28), a administração Trump anunciou a abertura de duas investigações sobre a Universidade de Harvard e a Harvard Law Review após relatos de que a prestigiosa revista jurídica estaria selecionando artigos para publicação com base na raça dos autores, e não no mérito.
O anúncio ocorre enquanto a administração Trump e Harvard estão em confronto devido às exigências do governo para que a universidade da Ivy League adote uma série de mudanças, incluindo o desmantelamento dos chamados programas de DEI (diversidade, equidade e inclusão) e a triagem de estudantes internacionais para identificar sinais ideológicos de alerta.
Duas semanas atrás, a administração Trump disse que estava congelando US$ 2,2 bilhões em subsídios para Harvard devido a preocupações com o antissemitismo no campus e outras questões.
Leia mais:
Acompanhe a cobertura em tempo real da Guerra Tarifária
Trump critica Harvard enquanto disputa de financiamento vai para o tribunal
Harvard processa Trump por cortes de financiamento federal dos EUA
Nesta segunda-feira, os escritórios de direitos civis tanto do Departamento de Educação quanto do Departamento de Saúde e Serviços Humanos disseram que iriam investigar alegações de práticas discriminatórias na Harvard Law Review.
“As investigações são uma resposta às informações que o Departamento de Educação e o Departamento de Saúde e Serviços Humanos receberam sobre políticas e práticas para a adesão ao periódico e seleção de artigos que podem violar o Título VI da Lei dos Direitos Civis de 1964”, de acordo com uma declaração conjunta emitida pelos departamentos.
Essa declaração citou relatos de que o editor da Law Review “teria escrito que era ‘preocupante’ que ‘quatro das cinco pessoas’ que queriam responder a um artigo sobre reforma policial ‘fossem homens brancos’”.
“Outro editor da Harvard Law Review sugeriu ‘que um artigo deveria passar por uma revisão acelerada porque o autor era uma minoria’”, disse a declaração dos departamentos.
Craig Trainor, secretário assistente interino para direitos civis do Departamento de Educação, disse em uma declaração: “O processo de seleção de artigos da Harvard Law Review parece escolher vencedores e perdedores com base na raça, empregando um sistema de favorecimento no qual a raça do acadêmico jurídico é tão ou mais importante que o mérito da submissão.”
“As exigências do Título VI são claras: beneficiários de assistência financeira federal não podem discriminar com base em raça, cor ou origem nacional”, disse Trainor. “Nenhuma instituição — não importa seu prestígio, pedigree ou riqueza — está acima da lei. A Administração Trump não permitirá que Harvard, ou qualquer outro beneficiário de fundos federais, viole os direitos civis de qualquer pessoa.”
–
📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:
🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais
🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562
🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube
🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, TCL Channels, Pluto TV, Soul TV, Zapping | Novos Streamings
Este conteúdo foi fornecido pela CNBC Internacional e a responsabilidade exclusiva pela tradução para o português é do Times Brasil.
Mais lidas
Gerdau tem lucro líquido ajustado de R$ 756 milhões no 1º trimestre
Apagão na Europa: o que se sabe sobre os danos, causas e consequências do blecaute
Brasil vai aproveitar oportunidades geradas por tarifaço, diz ministro da Agricultura sobre a China
Engenheiros da Oracle causam pane de software de 5 dias em hospitais dos EUA
Apagão na Europa pode ter sido causado por fenômeno novo e raro, explica professor do Instituto Mauá