CNBC

CNBCVenezuela vai comprar apenas produtos americanos com dinheiro do petróleo, diz Trump

Mundo

Após captura de Maduro, petroleiros da Venezuela rompem bloqueio dos EUA; entenda o cenário

Publicado 05/01/2026 • 09:55 | Atualizado há 3 dias

KEY POINTS

  • A escalada da tensão na Venezuela, desencadeou um movimento inesperado do país sul-americano.
  • As embarcações sancionadas estavam em um bloqueio marítimo que se manteve mesmo após a captura do presidente venezuelano.
  • No final de 2025, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou uma "quarentena" naval sobre alguns navios petroleiros venezuelanos.
Navio americano

Foto: Reuters

EUA; petroleiros apreendidos iniciam fuga após invasão americana

A escalada da tensão na Venezuela, desencadeou um movimento inesperado do país sul-americano. Após a invasão dos Estados Unidos no último sábado (3), que resultou na captura do presidente Nicolás Maduro e sua esposa, mais de 10 navios petroleiros “fugiram” do bloqueio imposto pelo país americano.

As embarcações sancionadas estavam em um bloqueio marítimo que se manteve mesmo após a captura de Maduro, a ação teria sido coordenada para tentar furar a medida americana em cima do petróleo. Segundo informações do The New York Times, 16 petroleiros conseguiram deixar as águas da Venezuela.

Leia mais: Com bilhões em jogo, China critica a ação dos EUA na Venezuela; entenda os interesses chineses

Inicio do bloqueio

No final de 2025, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou uma “quarentena” e bloqueio sobre barcos venezuelanos. A operação inicialmente buscava impedir que embarcações estivessem transportando drogas para o país americano.

A operação iniciava um período de pressão militar dos Estados Unidos contra o regime de Nicolás Maduro. Segundo o site de monitoramento, TankerTrackers, ao menos 12 embarcações furaram o bloqueio americano em “modo escuro”. A ação teria sido coordenada para dificultar a fiscalização americana.

Tensão pós-captura

O secretário de Estado americano, Marco Rubio, afirmou em comunicado ao vivo a imprensa que os Estados Unidos não terão um papel direto na liderança da Venezuela e que as ações tomadas pelo país americano se limitam a administração do petróleo.

O presidente Donald Trump adotou um tom diferente do secretário, em declaração, o líder americano anunciou que os Estados Unidos poderiam “administrar” a Venezuela de forma interina. Após a captura de Nicolás Maduro, o Tribunal Supremo de Justiça venezuelano, junto as forças armadas, reconheceu a posse de Delcy Rodríguez, vice-presidente, como a nova comandante do país sul-americano.

Leia mais: Presidente interina da Venezuela convida Trump a cooperar após ofensiva dos EUA

Mesmo com a fuga de 16 petroleiros e a posse de Delcy Rodríguez, Donald Trump ao ser questionado sobre a nova mandatária respondeu, “Não me perguntem quem está no comando, porque eu daria uma resposta e isso seria muito controverso”. Pressionado, o líder republicado finalizou dizendo “Isso significa que nós estamos no comando”.

📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:


🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais

🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562

🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube

🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings

Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no

MAIS EM Mundo

;