O secretário do Tesouro dos EUA, Scott Bessent, responde a perguntas de repórteres no Fórum Global Outlook do Instituto de Finanças Internacionais (IIF), à margem das Reuniões Anuais de Primavera de 2025 do FMI e do Banco Mundial, em Washington, D.C., EUA, em 23 de abril de 2025.

CNBC Colegas de Yale alertam o Secretário do Tesouro de Trump que ele corre o risco de permitir uma descida ‘ao fascismo’

Mundo

BC da Rússia mantém taxa de juros em 21% ao ano pela quarta vez consecutiva

Publicado 25/04/2025 • 13:09 | Atualizado há 2 dias

AFP

Pessoas Caminhando Em Uma Estrada De Concreto Com Edifícios De Altura Média Sob Um Céu Nublado

Trump não incluiu a Rússia na lista de países afetados por tarifas.

Pexels

O Banco Central da Rússia manteve sua taxa básica de juros em 21% ao ano, após concluir reunião de política monetária nesta sexta-feira (25). A decisão representa a quarta manutenção seguida, após o BC russo pausar o ciclo de aperto monetário em dezembro de 2024.

Leia mais

Em nota, a autoridade apontou que a economia começou a “retornar gradualmente para um crescimento equilibrado” e que as pressões inflacionárias continuam em declínio, mas ressaltou que os preços seguem em nível elevado e que a demanda ainda supera as capacidades de expansão da oferta de bens e serviços.

O BC russo manteve alerta de que a política monetária permanecerá restritiva pelo tempo necessário para reduzir a inflação à meta de 4% em 2026. “As próximas decisões serão feitas a depender da velocidade e sustentabilidade do declínio da inflação e das expectativas inflacionárias”, afirmou.

O BC da Rússia projeta que os juros devem permanecer em um intervalo de 19,5% a 21,5% em 2025, antes de ceder para uma faixa de 13% a 14% em 2026. Já a inflação deve cair para 7% a 8% em 2025 e alcançar a meta de 4% a partir de 2026.

Contudo, a autoridade alertou que existem riscos de alta ou de baixa para a inflação, associados a desdobramentos da economia global. A alta pode resultar de uma deterioração em termos de comércio exterior ou de efeitos nas dinâmicas de câmbio do rublo, caso o crescimento econômico global e os preços do petróleo desacelerem.

Por outro lado, os riscos desinflacionários envolveriam uma queda “mais significativa” no crescimento de empréstimos e da demanda doméstica, sob condições monetárias apertadas ou melhora das tensões geopolíticas. A próxima decisão do BC da Rússia deve ser divulgada no dia 6 de junho de 2025.

📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:

🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais

🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562

🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube

🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, TCL Channels, Pluto TV, Soul TV, Zapping | Novos Streamings

MAIS EM Mundo