Presidente Donald Trump durante anúncio de tarifas em 2 de abril de 2025.

CNBC Americanos têm flashbacks de 2008, enquanto tarifas aumentam temores de recessão

Mundo

‘Definitivamente compre agora’ se você quiser um novo smartphone, diz especialista em varejo – antes que as tarifas aumentem

Publicado 22/04/2025 • 17:02 | Atualizado há 5 dias

CNBC

Redação CNBC

KEY POINTS

  • O presidente Donald Trump afirmou que a política tarifária abrangente de seu governo incentivará as multinacionais americanas a trazerem suas operações de fabricação de volta aos Estados Unidos. Isso inclui a Apple, que o presidente espera poder começar a fabricar iPhones nos EUA.
  • "Ele acredita que temos a mão de obra, a força de trabalho e os recursos para isso", disse a secretária de imprensa da Casa Branca, Karoline Leavitt, no início deste mês.
  • Especialistas afirmam que tal medida é improvável, com a analista da Needham, Laura Martin, afirmando que, mesmo que a Apple quisesse voltar, levaria anos para que a empresa transferisse sua cadeia de suprimentos para os EUA.

Unsplash.

O presidente Donald Trump afirmou que a política tarifária abrangente de seu governo incentivará as multinacionais americanas a trazerem suas operações de fabricação de volta aos Estados Unidos. Isso inclui a Apple, que o presidente espera poder começar a fabricar iPhones nos EUA.

Leia mais:

“Ele acredita que temos a mão de obra, a força de trabalho e os recursos para isso”, disse a secretária de imprensa da Casa Branca, Karoline Leavitt, no início deste mês.

Especialistas afirmam que tal medida é improvável, com a analista da Needham, Laura Martin, afirmando que, mesmo que a Apple quisesse voltar, levaria anos para que a empresa transferisse sua cadeia de suprimentos para os EUA.

Pelo menos por enquanto, o iPhone continuará sendo fabricado predominantemente na China, um país que atualmente enfrenta tarifas americanas de até 245% — resultado de uma guerra comercial crescente entre os dois países.

Por enquanto, o governo isentou eletrônicos de fabricação chinesa, como smartphones, das tarifas mais severas. Mas Trump afirma que o alívio seria temporário e que o governo planeja aplicar tarifas separadas ao setor.

Em meio à agitação, você pode estar se perguntando – devo comprar um smartphone agora, antes que uma nova série de tarifas entre em vigor?

“Se você tem dinheiro, compre agora mesmo”, diz Louis Ramirez, editor-chefe de negócios do site de análise de tecnologia Tom’s Guide. “A razão para isso é porque não sabemos. Não sabemos qual será o preço daqui a um mês, daqui a dois meses, nem mesmo no próximo semestre. Ninguém sabe.”

Por que seria sensato comprar agora?

No que diz respeito aos iPhones em particular, “a Apple tem um sistema que sempre anuncia seu novo iPhone em meados de setembro. Depois, o telefone entra em pré-venda no final de setembro e, no início de outubro, você pode comprá-lo”, diz Ramirez.

Isso significa que, se ainda houver tarifas pesadas sobre as importações chinesas quando a Apple anunciar o iPhone 17 neste outono, diz Ramirez, o anúncio poderá vir acompanhado de notícias de que os preços estão subindo. “O preço de um iPhone pode até dobrar”, diz ele.

Os telefones concorrentes — como o Google Pixel e o Samsung Galaxy — também são fabricados no exterior, em países como China, Vietnã e Indonésia, e podem ter aumentos de preço caso as políticas tarifárias dos EUA retornem com força total (incluindo uma tarifa de 46% sobre as importações vietnamitas) em julho, acrescenta Ramirez. Apple, Google e Samsung não quiseram comentar para esta reportagem.

Se você está pensando em fazer um upgrade, fazê-lo agora provavelmente economizará algum dinheiro, diz Ramirez. Isso é especialmente verdadeiro se você pretende pagar o preço de etiqueta por um telefone desbloqueado que pode ser usado em qualquer operadora, diz ele. Os modelos mais novos de iPhone e Galaxy custam cerca de US$ 1.000.

Você também pode obter um telefone de graça ou com um grande desconto de uma operadora de celular, seja trocando de operadora ou trocando um aparelho antigo. É provável que isso continue, mesmo que os preços subam, diz Ramirez.

“Se o preço do iPhone subir, digamos, US$ 200, e você quiser uma promoção, sua melhor aposta será procurar uma promoção com a operadora”, diz ele. “Se você tiver sorte, pode acabar não pagando muito pelo seu telefone, dependendo do modelo que escolher.”

É claro que, se o seu dispositivo atual estiver funcionando perfeitamente e você estiver satisfeito com ele, não há necessidade urgente de fazer um upgrade. Quando se trata de funcionalidades básicas, historicamente houve poucas diferenças de um modelo para o outro, diz Ramirez. “Estou usando um iPhone 13 Pro e ele continua funcionando como novo.”

Conclusão: se já é hora de trocar de smartphone, é sensato começar a procurar agora. Mas não compre um celular novo só por comprar, diz Ramirez.

“Não há motivo para trocar de aparelho todo ano. Ou mesmo a cada dois anos.”

📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:

🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais

🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562

🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube

🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, TCL Channels, Pluto TV, Soul TV, Zapping | Novos Streamings

Este conteúdo foi fornecido pela CNBC Internacional e a responsabilidade exclusiva pela tradução para o português é do Times Brasil.

MAIS EM Mundo