Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no
‘Compre Europeu’: Airbus e outras empresas europeias pedem fundo soberano e autonomia tecnológica
Publicado 17/03/2025 • 09:49 | Atualizado há 8 meses
Câmara aprova por ampla maioria projeto que libera arquivos de Jeffrey Epstein
Príncipe herdeiro da Arábia Saudita vai aos EUA em primeira visita desde assassinato de jornalista opositor
Aposta de Buffett no Google vem duas décadas após fundadores dizerem que IPO foi “inspirado” pelo bilionário
Diretor do Fed defende corte de juros e cita preocupação com mercado de trabalho
CEO da Nvidia, Jensen Huang, surpreende com previsão de “meio trilhão” às vésperas de balanço
Publicado 17/03/2025 • 09:49 | Atualizado há 8 meses
KEY POINTS
Airbus.
Divulgação Airbus.
A Airbus e mais de 90 outras empresas europeias e grupos de lobby pediram à Comissão Europeia a criação de um fundo soberano de infraestrutura para impulsionar o investimento público e fortalecer a autonomia da região no setor de tecnologia.
Em uma carta datada de 14 de março e endereçada à presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, e à vice-presidente executiva Henna Virkkunen, os signatários — que incluem a Dassault Systèmes, a fornecedora francesa de serviços em nuvem OVHcloud e a European Startup Network — enfatizaram a necessidade da autossuficiência tecnológica da Europa diante de uma “realidade dura” após “desenvolvimentos nas relações EUA/UE”.
“Construir autonomia estratégica em setores-chave agora é uma prioridade reconhecida e urgente em toda a Europa”, afirmou a carta. O documento destaca que a Europa ocupa atualmente uma posição atrasada no espaço digital — tendo sido significativamente ultrapassada pelos EUA e pela China — e que, no ritmo atual, dependerá quase completamente de tecnologias não europeias em menos de três anos.
“A Europa precisa retomar a iniciativa e se tornar mais tecnologicamente independente em todas as camadas de sua infraestrutura digital crítica: da infraestrutura lógica — aplicativos, plataformas, mídias, estruturas e modelos de IA — à infraestrutura física — chips, computação, armazenamento e conectividade”, alerta a carta, ressaltando que “as múltiplas dependências atuais da Europa criam riscos de segurança e confiabilidade, comprometem nossa soberania e prejudicam nosso crescimento”.
Entre os principais pedidos da carta por uma “estratégia pragmática de política industrial” está a necessidade de a Europa estabelecer um requisito formal para que o setor público “Compre Europeu” e de incentivar o setor privado a adotar uma abordagem semelhante — com o objetivo “não de excluir atores não europeus, mas de criar um espaço onde os fornecedores europeus possam competir legitimamente (e justificar investimentos)”.
A carta também defende a criação de um fundo soberano de infraestrutura para investimentos públicos em tecnologia, especialmente em projetos de grande capital, como computação quântica e chips, solicitando a alocação de “recursos significativos”, seja por meio do Banco Europeu de Investimento ou de órgãos nacionais de financiamento público.
A Europa busca ganhar impulso no setor de tecnologia, onde executivos e investidores de capital de risco vêm pedindo mais investimentos e uma regulamentação mais flexível para reaquecer o crescimento — especialmente na área de inteligência artificial, que está em rápida expansão.
Diante das políticas protecionistas agressivas dos EUA e da imposição de tarifas, a União Europeia tem buscado cada vez mais proteger seu crescimento e fortalecer sua autonomia. No início deste mês, o bloco propôs medidas fiscais que poderiam mobilizar quase 800 bilhões de euros (872 bilhões de dólares) para aumentar os gastos com defesa na região.
—
📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:
🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais
🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562
🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube
🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, Pluto TV, Soul TV, Zapping | Novos Streamings
Este conteúdo foi fornecido pela CNBC Internacional e a responsabilidade exclusiva pela tradução para o português é do Times Brasil.
Mais lidas
1
O que acontece agora com quem tem CDBs do Banco Master?
2
Banco Master: crise expõe risco que investidores, empresas e até aposentados correm quando ultrapassam limite do FGC
3
Um mercado de bilhões: Boticário lança departamento de pesquisa após disparada de vendas de hair care; conheça
4
Embraer faz acordos com empresas dos Emirados Árabes no setor de defesa
5
Trump chama repórter de “porquinha” durante coletiva de imprensa sobre Epstein; vídeo