Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no
EUA e Itália trabalharão em corredor econômico integrado entre Índia, Oriente Médio e Europa
Publicado 18/04/2025 • 14:24 | Atualizado há 2 meses
Megaprojeto de Trump passa por pouco no Senado, mas Câmara ainda pode rejeitar mudanças
Ações da Tesla despencam após Trump dizer que DOGE deveria analisar os subsídios de Elon Musk
Premier League Inglesa integra IA da Microsoft em novo acordo de 5 anos
Apesar de déficit, bancos dizem que o ‘grande e belo projeto de lei’ de Trump pode impulsionar a economia dos EUA
Atividade industrial da China cresce inesperadamente em junho, mostra pesquisa
Publicado 18/04/2025 • 14:24 | Atualizado há 2 meses
A primeira-ministra da Itália, Giorgia Meloni, com o presidente dos Estados Unidos Donald Trump
Reprodução/Truth Social/@realDonaldTrump
Os Estados Unidos e a Itália trabalharão em um corredor econômico integrado entre Índia, Oriente Médio e Europa, segundo comunicado conjunto divulgado pela Casa Branca na manhã desta sexta-feira (18). “Será um dos maiores projetos de integração e conectividade econômica deste século, conectando portos, ferrovias e cabos marítimos”, afirmaram ambos os países, em nota.
A medida pretende estimular o desenvolvimento econômico e a integração que passará pela Índia, Golfo de Israel – área localizada no Mar Vermelho – e a Itália, até que seja redirecionada aos EUA.
Os países também se comprometeram em ampliar a cooperação bilateral em determinados setores econômicos. No caso da Itália, o país prometeu contribuir para a “renascença marítima” do setor de construção naval americano, enquanto os EUA vão “analisar oportunidades de investimento” em zonas econômicas especiais italianas.
Os Estados Unidos prometeram ainda cooperar para fortalecer a segurança energética da Itália ao “encorajar a diversificação de múltiplas fontes de energia e aumentar exportações de gás natural liquefeito (GNL) de maneira mutuamente benéfica”. A compra de gás natural americano tem sido vista como uma das maneiras de mitigar efeitos de tarifas impostas pelo presidente dos EUA, Donald Trump.
Já a Itália disse que os investimentos americanos em computação de nuvem e inteligência artificial “são bem-vindos”. O objetivo será maximizar a “transformação digital” italiana e ajudar o país a se tornar um “hub de dados” para a região do Mediterrâneo e da África do Norte.
O acordo foi realizado durante reunião entre Trump e a primeira-ministra da Itália, Giorgia Meloni, na tarde da quinta-feira (17), quando os dois líderes discutiram cooperação bilateral econômica, de segurança e de tecnologia.
—
📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:
🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais
🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562
🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube
🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, Pluto TV, Soul TV, Zapping | Novos Streamings