CNBC

CNBCGoogle libera Gemini no Chrome para todos os usuários em aposta para fortalecer busca por IA

Mundo

EUA rejeitam proposta da União Europeia para zerar tarifas industriais, diz jornal

Publicado 15/04/2025 • 14:13 | Atualizado há 5 meses

KEY POINTS

  • Os Estados Unidos rejeitaram até agora a proposta do bloco europeu de eliminar tarifas sobre todos os bens industriais, incluindo automóveis, segundo informações divulgadas pela Bloomberg nesta terça-feira (15).
  • A iniciativa da UE foi renovada durante visita do comissário de Comércio Maros Sefcovic a Washington, mas até o momento não obteve avanço.
bandeiras da união europeia

Pexels.

Bandeira da União Europeia.

Os Estados Unidos rejeitaram até agora a proposta do bloco europeu de eliminar tarifas sobre todos os bens industriais, incluindo automóveis, segundo informações divulgadas pela Bloomberg nesta terça-feira (15). A iniciativa da UE foi renovada durante visita do comissário de Comércio Maros Sefcovic a Washington, mas até o momento não obteve avanço.

A proposta pretende evitar a retomada do tarifaço de 20% sobre importações de carros europeus anunciado por Trump no início de abril. A medida, suspensa por 90 dias, assim como as possíveis represálias.

Durante a visita, Sefcovic se reuniu com o secretário de Comércio dos EUA, Howard Lutnick. Segundo informações da agência italiana Ansa, a Comissão Europeia destacou que a oferta apresentada inclui a eliminação mútua de tarifas sobre bens industriais, além de temas como o excesso de capacidade global nos setores de aço e alumínio e a resiliência das cadeias de suprimentos em áreas estratégicas, como semicondutores e produtos farmacêuticos.

A sugestão já havia sido ignorada pelo governo Trump, que acusa a União Europeia de adotar práticas comerciais prejudiciais aos Estados Unidos. “Como foi dito desde o primeiro dia, preferimos as negociações às tarifas, que prejudicam nossas economias e consumidores”, afirmou um porta-voz da Comissão Europeia na ocasião.

A UE mantém uma postura considerada construtiva nas tratativas e espera um posicionamento claro dos Estados Unidos. “A UE está fazendo a parte dela, agora é necessário que os Estados Unidos definam a posição deles”, ressaltou o porta-voz. 

Enquanto isso, o bloco europeu suspendeu temporariamente suas contramedidas como forma de abrir espaço para o diálogo.

📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:

🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais

🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562

🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br YouTube

🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, TCL Channels, Pluto TV, Soul TV, Zapping | Novos Streamings

Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no

MAIS EM Mundo