Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no
França: ex-chefe de rede varejista, Serge Papin é nomeado ministro das PME
Publicado 12/10/2025 • 19:39 | Atualizado há 3 meses
Publicado 12/10/2025 • 19:39 | Atualizado há 3 meses
KEY POINTS
O ex-chefe da Système U, Serge Papin, foi nomeado ministro das PME (Pequenas e Médias Empresas) neste domingo (12/10) por Sébastien Lecornu, que desejava incluir figuras da sociedade civil em seu segundo governo.
“Gostaria de encarnar o cotidiano dos franceses”, reagiu à AFP o empresário de 70 anos, que de 2005 a 2018 dirigiu o grupo de supermercados conhecido por suas marcas Super U ou Hyper U, que desde então se tornou Coopérative U. “Apreço muito que a sociedade civil possa se juntar ao governo para tentar promover a reconciliação em vez das divisões”, acrescentou.
Além das pequenas e médias empresas, ele será responsável pelo comércio, artesanato, turismo e poder de compra.
Ativo na consultoria empresarial, Serge Papin havia entregue em 2020 um relatório sobre as relações sempre tensas entre a grande distribuição e seus fornecedores agroindustriais. Seus trabalhos inspiraram a lei chamada Egalim 2, adotada durante o primeiro mandato de cinco anos de Emmanuel Macron, que visava proteger a remuneração dos agricultores nessas discussões.
Mais recentemente, ele havia sido nomeado para o conselho de administração da Auchan Retail International, que supervisiona as atividades de distribuição do grupo no mundo, no final de 2022, cargo que deixou em janeiro. Ele chegou a ser cogitado para assumir a presidência do conselho de administração da Auchan França, que acabou não acontecendo.
Ele também é membro do conselho fiscal da rede de supermercados anti-desperdício Nous anti-gaspi. Com um BEP (em francês, “Brevet d’Études Professionnelles”, espécie de diploma profissional de nível intermediário na França) em Comércio, ele ingressou na grande distribuição como operador de empilhadeira no início dos anos 1970.
À frente da Système U (Super U), ele era regularmente convidado para programas de televisão para discutir temas de grande distribuição, assim como seu sucessor Dominique Schelcher.
Ele sucede a Véronique Louwagie, oriunda das fileiras do partido LR, cujo escritório político decidiu não participar do executivo.
🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais
🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562
🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube
🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings
Mais lidas
1
Ações da Stellantis caem 43% enquanto fabricante da Jeep completa cinco anos e executa reestruturação
2
Trading controlada por grupo russo “some do mapa” e demite 344 no Brasil
3
Growth anuncia Diego Freitas como CEO após saída dos fundadores Fernando e Eduardo Dasi
4
Quem é a família Santo Domingo, bilionária que quer comprar o Santos FC
5
Falta de mecânicos vira trunfo estratégico do Brasil na aviação global