CNBC
Bandeira da Índia

CNBC Governo da Índia ordena bloqueio de mais de 2 mil contas, diz rede social X

Mundo

Governo da Índia ordena bloqueio de mais de 2 mil contas, diz rede social X

Publicado 08/07/2025 • 18:43 | Atualizado há 6 horas

CNBC

Redação CNBC

KEY POINTS

  • A rede social X, de Elon Musk, afirmou que o governo indiano ordenou o bloqueio de 2.355 contas no país
  • A declaração do X nesta terça-feira (8), destacando a "censura contínua à imprensa na Índia", é o mais recente desenvolvimento numa batalha legal contínua entre o site de mídia social de Musk e o governo indiano.
  • O X processou o governo em março, acusando o ministério de TI da Índia de expandir ilegalmente a censura online para permitir a remoção mais fácil de conteúdo.
Bandeira da Índia

Bandeira da Índia

Pixabay

A rede social X, que tem Elon Musk como proprietário, afirmou que o governo indiano ordenou que a empresa bloqueasse 2.355 contas, incluindo a da agência de notícia Reuters, no país. “O Ministério da Eletrônica e Tecnologia da Informação exigiu ação imediata – dentro de uma hora – sem fornecer justificativa, e requisitou que as contas permanecessem bloqueadas até novo aviso”, postou a conta de assuntos governamentais globais do X.

A conta principal da Reuters, junto com ReutersWorld, foi bloqueada no sábado (5) para usuários na Índia, conforme informou o serviço de notícias. Capturas de tela mostraram a mensagem “Conta retida @Reuters foi retida na Índia em resposta a uma demanda legal.”

Leia também

Ações da Tesla caem 7% e marca perde US$ 68 bi após Elon Musk anunciar criação de partido político

Trump diz que Musk “saiu dos trilhos” após CEO da Tesla anunciar novo partido político

“O mundo não precisa de guerra, precisa de respeito”, diz Lula em encontro com primeiro-ministro da Índia

Reações e resolução

O Bureau de Informação da Imprensa do governo indiano disse à Reuters que nenhuma agência governamental havia requisitado o bloqueio da conta e afirmou que estava trabalhando com o X para resolver a questão. As contas foram restauradas no domingo (6).

A declaração do X na terça-feira (8) é o mais recente desenvolvimento numa batalha legal de censura contínua entre o site de mídia social de Musk e o governo indiano liderado pelo Primeiro-Ministro Narendra Modi.

O X processou o governo de Modi em março, acusando o ministério de TI da Índia de expandir ilegalmente a censura online para permitir a remoção mais fácil de conteúdo.

Elon Musk e a liberdade de expressão

Musk frequentemente se refere a si mesmo como um absolutista da liberdade de expressão e afirmou que sua aquisição do Twitter se deu em parte devido ao que ele via como restrições injustas às visões e vozes conservadoras.

O CEO da Tesla rapidamente fez mudanças na moderação após adquirir o site, que ele posteriormente renomeou para X.

__

📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:

🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais

🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562

🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube

🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings

Este conteúdo foi fornecido pela CNBC Internacional e a responsabilidade exclusiva pela tradução para o português é do Times Brasil.

Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no

Este conteúdo foi fornecido pela CNBC Internacional e a responsabilidade exclusiva pela tradução para o português é do Times Brasil.

MAIS EM Mundo