Bill Gates.

CNBC Bill Gates: Em 10 anos, IA substituirá muitos médicos e professores – humanos não serão necessários ‘para a maioria das coisas’

Mundo

Itália paga até 100 mil euros para atrair novos moradores a cidades despovoadas; entenda

Publicado 25/03/2025 • 19:29 | Atualizado há 2 dias

Duda Gomes, do Times Brasil

KEY POINTS

  • Para combater o despovoamento local, a Itália adotou diversos incentivos para atrair moradores para as pequenas cidades.
  • Jovens que se mudaram para as grandes cidades ou a morte de moradores mais idosos contribuíram para o esvaziamento dessas áreas.
  • Os subsídios oferecidos podem chegar até 100 mil euros. Para participar do programa, é necessário ter cidadania de um dos países da União Europeia.

Cidade na costa da Itália

Pixabay

A Itália está apostando em uma estratégia para revitalizar suas pequenas cidades e vilarejos: pagar para que novos moradores se estabeleçam em regiões com forte índice de despovoamento. 

O governo da região do Trento, no norte do país, foi o mais recente a adotar uma medida que oferece até 100 mil euros a quem decidir se mudar para uma de suas 33 pequenas cidades, que sofreram perda significativa de população nos últimos anos. 

Jovens que se mudaram para as grandes cidades ou a morte de moradores mais idosos contribuíram para o esvaziamento dessas áreas. O incentivo de até 100 mil euros tem como objetivo não só atrair novos moradores, mas também fomentar o desenvolvimento local, incentivando a aquisição de imóveis e a fixação de famílias na região.

Outras regiões apostam no repovoamento

Enquanto Trento oferece incentivos, como dinheiro, outras regiões da Itália também estão investindo em programas semelhantes. Na Sardenha, por exemplo, é possível receber até 20 mil euros anuais para se mudar para determinadas localidades. Além disso, a ilha promete isentar de impostos os nômades digitais, com o intuito de atrair profissionais jovens e flexíveis, cada vez mais comuns no cenário pós-pandemia.

Em várias outras regiões do país, iniciativas semelhantes estão em andamento, com o objetivo de combater o despovoamento e revitalizar economias locais. Algumas das mais destacadas incluem:

  • Molise: Desde 2019, a região oferece 700 euros por mês para famílias que decidem se mudar para vilas afastadas e pouco povoadas. Em troca, os beneficiários devem manter um negócio por pelo menos três anos.
  • Calábria: A Calábria criou o projeto “Renda Residencial Ativa”, que oferece até 28 mil euros para quem deseja se mudar para pequenas cidades com menos de 2.000 habitantes. O incentivo visa atrair jovens e famílias, com a condição de se mudarem rapidamente após a aprovação do pedido.
  • Emília-Romanha: Pessoas com menos de 40 anos, que vivem e trabalham no município, podem ganhar até 30 mil euros para se estabelecer em pequenas cidades da região, com base em sua renda, fomentando a permanência em áreas mais tranquilas.
  • Vêneto: O estado oferece subsídios de até 40 mil euros para quem decide morar em um de seus 465 municípios, especialmente em altitudes elevadas. O objetivo é preservar as comunidades montanhosas e apoiar a economia local.

Incentivos regionais e negócios

Essas medidas não se limitam a grandes regiões. Municípios individuais também têm adotado políticas inovadoras para atrair residentes e empreendedores. Cidades como Santa Severina e San Donato di Ninea, na Calábria, oferecem até 28 mil euros para aqueles que decidirem se mudar e abrir um negócio local, enquanto Bormida, na Ligúria, oferece uma contribuição de 2 mil euros para novos residentes.

Outras localidades como Roseto Valfortore e Candela, ambas na região da Puglia, incentivam a compra de imóveis e a instalação de novos negócios, com subsídios que variam entre 2 mil e 5 mil euros.

Desafios e oportunidades

Enquanto a Itália investe em programas de incentivo para combater o despovoamento, as autoridades locais e regionais buscam maneiras de garantir que esses novos residentes contribuam para a sustentabilidade e o crescimento das comunidades. As iniciativas vão desde a oferta de subsídios financeiros até o suporte para a criação de negócios locais, impulsionando o desenvolvimento econômico e a inovação.

Além de incentivos para moradores, o Plano Nacional de Vilas fornece fundos para pequenas e médias empresas. Esses projetos visam reduzir as emissões poluentes, impulsionando a economia e apoiando a inovação econômica em áreas menos povoadas. Em 2022, 4.381 empresas participaram dos editais, obtendo um total de 188 milhões de euros em financiamento.

Requisitos

Para participar do programa, é necessário ter cidadania de um dos países da União Europeia. O interessado também deve transferir sua residência para uma das localidades participantes por um período mínimo de três anos. Caso o candidato adquira uma propriedade em uma dessas pequenas cidades, o valor do incentivo pode ser significativamente ampliado.

📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:

🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais

🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562

🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube

🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, Pluto TV, Soul TV, Zapping | Novos Streamings

MAIS EM Mundo