Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no
Justiça da Bolívia manda prender Evo Morales
Publicado 17/01/2025 • 17:45 | Atualizado há 6 meses
O ‘coquetel de cortisol’ viralizou no TikTok – mas será que ele realmente reduz o estresse? Veja o que os médicos dizem
Pesquisador da felicidade compartilha sua ‘regra dos 90 segundos’ para viver uma vida melhor e mais plena
Apple conquista grande vitória com ‘F1’, mas IA ainda é um problema em Cupertino
Musk apoia as críticas do senador Paul ao megaprojeto de lei de Trump no primeiro comentário desde sua aprovação
Prazo das tarifas de Trump está se aproximando para a Europa
Publicado 17/01/2025 • 17:45 | Atualizado há 6 meses
KEY POINTS
Evo Morales em 2024
Patricia Pinto/Reuters
Um juiz boliviano ordenou a prisão de Evo Morales, após o ex-presidente não comparecer, pela segunda vez, a uma audiência para resolver o pedido de prisão preventiva em um caso de tráfico de uma menor durante o seu mandato.
“Determina-se (que) um mandado de prisão seja emitido contra o acusado (Evo Morales)”, afirmou Nelson Rocabado, um juiz de Tarija (sul), nesta sexta-feira (17), ao anunciar sua decisão durante a audiência transmitida pelo canal estatal Bolivia TV.
O Ministério Público, que acusou formalmente Morales pelo crime de tráfico de pessoas, já havia solicitado um mandado de prisão para o ex-presidente em outubro de 2024, durante a fase de investigação, e que ele fosse levado a uma sede do MP para depor.
Durante a audiência desta sexta-feira, o magistrado classificou o líder cocaleiro como “rebelde”, e declarou que “o julgamento será suspenso até que ele se apresente”, afirmou à imprensa Sandra Gutiérrez, promotora responsável pelo caso.
De acordo com o Ministério Público, Morales começou um relacionamento com uma jovem de 15 anos em 2015, quando ele era presidente, e os pais dela consentiram a união em troca de benefícios. O relacionamento resultou no nascimento de uma filha um ano depois.
Segundo a investigação, os pais da menor a inscreveram na “guarda juvenil” de Morales “com o único objetivo de ascender politicamente e obter benefícios […] em troca de sua filha menor”.
Embora o ex-presidente de 65 anos já tenha descartado anteriormente essa denúncia por se basear em fatos investigados em 2020 sob a figura penal de “estupro” — que implica conjunção carnal com menores de 14 a 18 anos —, o MP agora se concentra no suposto tráfico de pessoas, crime que, de acordo com Gutiérrez, acarretaria uma pena de “10 a 15 anos de prisão”.
📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:
🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais
🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562
🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube
🔷 NAS PRÓXIMAS SEMANAS: FAST Channels: Samsung TV Plus, Pluto, TCL, LG Channels | Novos Streamings