Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no
McDonald’s, Starbucks e outras redes de fast food apostam em novas bebidas para turbinar as vendas
Publicado 20/08/2025 • 07:00 | Atualizado há 8 horas
Publicado 20/08/2025 • 07:00 | Atualizado há 8 horas
KEY POINTS
Unsplash
Se você acha que tem muita bebida nova no cardápio dos restaurantes, não é impressão sua.
Impulsionadas pelo público mais jovem, que adora bebidas geladas e personalizadas, redes como Dunkin’, Dutch Bros, Starbucks e McDonald’s estão atendendo esse novo desejo.
Segundo o relatório 2025 Away-From-Home Beverage Navigator, da Technomic, o número de bebidas oferecidas pelas 500 maiores redes cresceu mais de 9% no último ano. As empresas estão apostando ainda mais nos drinks gelados. Opções como cafés especiais e energéticos foram as que mais cresceram nos cardápios nos últimos dois anos, enquanto bebidas quentes, como café e chá, perderam espaço, de acordo com o levantamento divulgado em julho.
Além disso, cada vez mais gente vai até uma rede só para tomar um café gelado ou um refrigerante. No ano passado, o principal motivo para a compra de bebidas foi “dar uma animada”, com 22% dos clientes dizendo que esse era o principal motivo para ir até lá — um aumento em relação aos 20% em 2023. Já 20% disseram que compraram uma bebida para “descer a comida”. Essas duas motivações inverteram de posição em relação ao ano anterior.
“Essa mudança mostra que os consumidores podem estar indo cada vez mais para ocasiões focadas só na bebida, em que o drink é o principal motivo da compra, e não só um acompanhamento da comida. Isso tem tudo a ver com a onda de conceitos voltados para bebidas que cresceu nos últimos anos”, diz o relatório.
As vendas maiores de bebidas são fundamentais para as grandes marcas que querem sair do sufoco em tempos difíceis para o consumidor. As lojas do McDonald’s nos Estados Unidos registraram alta de 2,5% nas vendas mesmas lojas no segundo trimestre fiscal, revertendo duas quedas seguidas, graças a parcerias de sucesso e ofertas atrativas. Mesmo assim, os executivos alertam que quem ganha menos ainda enfrenta dificuldades. O Starbucks também teve vendas acima do esperado no país, mas mesmo assim caiu 2% em relação ao mesmo período do ano passado.
Apostar na vontade do público por bebidas que estão em alta traz seus próprios desafios. A Technomic prevê que o volume de vendas de bebidas deve crescer 1% até 2029, mas já adiantou que pode revisar essa previsão para baixo. Os clientes também estão mais atentos aos preços: 61% dos consumidores que notaram aumentos disseram que passaram a pedir bebidas com menos frequência.
Leia mais:
CEO da Starbucks: a empresa foi ‘mal administrada por alguns anos’; veja seu plano de recuperação
Quase 60% dos millennials e da geração Z dizem que a vida social atrapalha seus objetivos financeiros
O sucesso de muitas novas linhas de bebidas vai depender da Geração Z, que tem buscado drinks personalizados e docinhos.
A linha colorida e açucarada Refreshers, da Dunkin’, bateu recordes no último trimestre, com um crescimento de mais de 30% nas vendas em relação ao ano anterior. A empresa vai lançar o cardápio de outono ainda esta semana e pretende focar ainda mais no que a Geração Z deseja.
Entre as novidades, está a expansão da linha Daydream Refresher, da cantora Sabrina Carpenter, agora com sabores Manga e Frutas Vermelhas, além de um novo Cereal N’ Milk Latte, que mistura espresso com leite de cereal de verdade, trazendo aquele gostinho nostálgico de marshmallow de cereal matinal.
Segundo Jill Nelson, diretora de marketing da Dunkin’, a curadoria das bebidas é fundamental para os clientes — e principalmente para o público da Geração Z. “Tem que parecer diferente e especial nesse mercado tão competitivo”, disse ela à CNBC.
“No produto, o foco total é em bebidas geladas, personalização e sabores marcantes”, explicou Nelson.
“E na divulgação… quando pensamos na Geração Z, estamos falando de uma galera que cresceu com lançamentos exclusivos de tênis e com stories que somem depois de 24 horas. Ou seja, o segredo é criar novidades e misturas de sabores diferentes, que não dá para fazer fácil em casa, e fazer o cliente sentir que está por dentro quando passa no drive-thru para pedir”, disse ela, ressaltando que a empresa prioriza rapidez e precisão, já que os pedidos personalizados só aumentam.
A concorrência vai esquentar no mês que vem, quando o McDonald’s vai investir mais pesado no segmento de bebidas. No dia 2 de setembro, a rede vai começar um teste ampliado em 500 lojas de Wisconsin e Colorado com novas bebidas, incluindo o “Creamy Vanilla Cold Brew” (Café Gelado Cremoso de Baunilha) e o “Toasted Vanilla Frappe” (Frapê de Baunilha Tostada).
Além disso, a gigante do fast food vai apostar nos “dirty sodas” (refrigerantes misturados a outros ingredientes) e nos Strawberry Watermelon Refreshers (Refrescos de Morango e Melancia), focando no público da Geração Z. O McDonald’s desenvolveu essas novidades com base nas experiências do antigo projeto CosMc’s, voltado justamente para bebidas personalizadas.
“Estamos vendo um crescimento real nas bebidas, com cada vez mais gente — principalmente os fãs da Geração Z — recorrendo aos drinks gelados e cheios de sabor como opção favorita”, disse Alyssa Buetikofer, diretora de experiência do cliente e marketing do McDonald’s nos EUA, em comunicado.
Na última teleconferência de resultados, o CEO Chris Kempczinski afirmou que as bebidas representam uma “grande oportunidade” para a marca.
“Esse segmento está crescendo e é mais lucrativo que comida. Tem muita coisa boa aí, por isso nós e vários dos nossos concorrentes estamos animados”, disse Kempczinski a analistas. Segundo ele, apesar das promoções de valor nas bebidas, é possível vender muitos produtos com “margem cheia”, sem precisar dar desconto para os franqueados.
As novas opções de bebidas vão além do doce e do marcante. As redes também querem conquistar os clientes seguindo as tendências de saúde e bem-estar.
Enquanto o Starbucks segue com o plano “De Volta ao Starbucks”, sob o comando do CEO Brian Niccol, a empresa está fazendo mais mudanças no cardápio, incluindo o lançamento, no fim do quarto trimestre, de uma espuma gelada de proteína. Na última teleconferência com analistas, Niccol disse que a novidade “aproveita o sucesso da espuma gelada, um dos nossos incrementos mais populares, que cresceu 23% em um ano”.
“A Espuma Gelada de Proteína, sem adição de açúcar, é um jeito prático de adicionar 15 gramas de proteína em praticamente qualquer bebida gelada. E o cliente ainda pode escolher o sabor que preferir”, explicou.
A gigante do café informou que está vendo um aumento de satisfação entre os clientes mais jovens. Niccol afirmou a analistas que a percepção de valor do cliente atingiu o melhor nível em quase dois anos no último trimestre, puxada principalmente pela Geração Z e pelos millennials, que já representam mais da metade da clientela.
A aposta é que a inovação, junto com um atendimento melhor dentro da nova estratégia “Green Apron Service”, ajude a impulsionar os negócios.
A rede de cafés Dutch Bros também surfou nessas tendências para crescer forte. As ações da empresa já subiram mais de 22% só este ano, e as vendas em lojas abertas há mais tempo aumentaram mais de 6% no último trimestre.
Segundo a CEO Christine Barone, o leite proteico lançado em 2024 ajudou a alavancar os resultados. Mas, de forma geral, ela acredita que as coberturas e novidades inusitadas são um jeito de chamar a atenção nesse mercado tão disputado.
“A chave da inovação é entender quando algo está prestes a virar moda ou desperta muito interesse, e aí conseguir agir rápido para colocar em prática”, disse Barone à CNBC.
__
📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:
🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais
🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562
🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube
🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings
Este conteúdo foi fornecido pela CNBC Internacional e a responsabilidade exclusiva pela tradução para o português é do Times Brasil.