CNBC
Mercado de trabalho aquecido pressiona inflação, diz economista.

CNBC15 empregos bem pagos nos EUA que não exigem diploma universitário

Mundo

Zelensky chega a Flórida para conversar com Trump; o que eles deverão tratar em reunião neste domingo (28)?

Publicado 28/12/2025 • 11:56 | Atualizado há 2 minutos

KEY POINTS

  • Reunião entre Trump e Zelensky ocorre em meio a ataques russos e pode definir os rumos do plano de cessar-fogo em negociação há semanas
  • Pontos mais sensíveis incluem Donbas, Zaporizhzhia e possíveis concessões territoriais, além de mecanismos de segurança para a Ucrânia
  • Zelensky admite levar o acordo a referendo se houver cessar-fogo, enquanto Trump detém o aval final para avançar com a proposta
Donald Trump e Volodymyr Zelensky em 28 de fevereiro de 2025

MYSTYSLAV CHERNOV/ASSOCIATED PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO

Donald Trump e Volodymyr Zelensky em 28 de fevereiro de 2025.

O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, já está na Flórida neste domingo (28) para se reunir com o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, em mais uma tentativa de destravar um plano para encerrar a guerra com a Rússia. Ele desembarcou em território americano a bordo da aeronave oficial de seu governo, e foi formalmente recepcionado pela chefe da missão diplomática da Ucrânia nos Estados Unidos, a embaixadora Olha Stefanishyna

O encontro ocorre em meio à intensificação de ataques russos e a divergências sobre território, um dos pontos mais sensíveis das negociações.

A pauta deve girar em torno do plano de paz de 20 pontos que, segundo Zelensky, está 90% concluído após semanas de negociações entre equipes de Washington e Kiev. Entre os temas que o ucraniano já indicou que pretende discutir diretamente com Trump estão o futuro da região do Donbas, no leste, e o destino da usina nuclear de Zaporizhzhia, considerada estratégica para a segurança energética do país.

Leia mais:
Ucrânia recebe ajuda bilionária do Canadá antes de encontro com Donald Trump
Zelensky ‘não tem nada até que eu aprove’, alerta Trump

O principal impasse segue sendo o mapa. A Rússia insiste que a Ucrânia abra mão de todo o Donbas, inclusive áreas ainda sob controle de Kiev, e mantém resistência a trechos do desenho mais recente do acordo. Já a Ucrânia defende que um eventual cessar-fogo congele as linhas atuais de frente. Como tentativa de compromisso, a proposta em discussão inclui a ideia de uma zona econômica especial caso a Ucrânia deixe determinadas áreas, além de opções de arranjos sobre Zaporizhzhia.

Outro ponto crítico é o mecanismo político interno para qualquer concessão territorial. Zelensky disse que, se não conseguir suavizar exigências americanas relacionadas ao Donbas, pretende levar o pacote a referendo. Condicionado, porém, a um cessar-fogo de 60 dias para viabilizar a preparação e a votação.

A reunião acontece sob pressão militar. No sábado (27), a Rússia atingiu Kiev e outras áreas com ataques que afetaram serviços essenciais, incluindo energia e aquecimento em partes da capital, segundo relatos. Zelensky classificou a ofensiva como uma resposta às iniciativas de paz mediadas pelos EUA.

Antes de chegar à Flórida, Zelensky passou pelo Canadá, onde se encontrou com o primeiro-ministro Mark Carney e recebeu um novo pacote de apoio. Ele também conversou com lideranças europeias, que tentam avançar em um desenho de garantias de segurança para o pós-guerra com respaldo americano, tema que deve voltar à mesa após o encontro com Trump.

Leia mais:
Zelensky diz ter tido “conversa muito boa” com enviados de Trump; seria o fim da guerra?
Do prejuízo ao alívio: tarifas de Trump dividem o agronegócio dos EUA

Nos bastidores, a versão atual do plano deriva de um rascunho mais amplo que ganhou forma ao longo de tratativas envolvendo o enviado especial dos EUA, Steve Witkoff, e Jared Kushner. A etapa atual busca calibrar o texto para ficar mais aceitável para Kiev, sem perder viabilidade política em Washington.

Ligação para Putin

O presidente dos EUA, Donald Trump, disse ter tido uma conversa telefônica produtiva com o presidente russo, Vladimir Putin, no domingo, antes de uma reunião planejada na Flórida com o líder ucraniano Volodymyr Zelensky.

“Acabei de ter uma conversa telefônica muito boa e produtiva com o presidente Putin da Rússia”, disse o líder americano no Truth Social, antes das conversas planejadas com Zelensky na propriedade de Trump na Flórida.

📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:


🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais

🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562

🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube

🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings

Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no

MAIS EM Mundo

;