Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no
OpenAI lança modelos mais baratos para competir com Meta, Mistral e DeepSeek
Publicado 05/08/2025 • 15:45 | Atualizado há 4 horas
Trump diz que tarifa sobre remédios pode chegar a até 250%
Aramco registra queda na receita no 2º trimestre, mas projeta aumento na demanda de petróleo
Vendas da Tesla no Reino Unido e na Alemanha caem mais de 55%, enquanto a chinesa BYD dispara
Pfizer eleva projeção de lucro para 2025 com cortes de custos e resultados trimestrais fortes
Trump diz que JPMorgan Chase e Bank of America o rejeitaram como cliente
Publicado 05/08/2025 • 15:45 | Atualizado há 4 horas
KEY POINTS
Sede da OpenAI
Divulgação/OpenAI.
O CEO da OpenAI, Sam Altman, discursou no evento anual Snowflake Summit em San Francisco, Califórnia, no dia 2 de junho de 2025.
Nesta terça-feira (5), a OpenAI anunciou dois modelos de linguagem de peso aberto, a primeira vez que faz isso desde o lançamento do GPT-2 em 2019.
Segundo a OpenAI, os modelos, que só lidam com texto e se chamam gpt-oss-120b e gpt-oss-20b, foram criados como opções mais baratas para que desenvolvedores, pesquisadores e empresas possam rodar e personalizar com facilidade.
Um modelo de inteligência artificial é considerado de peso aberto quando seus parâmetros — os elementos que melhoram os resultados e previsões durante o treinamento — são disponibilizados publicamente. Os modelos de peso aberto oferecem mais transparência e controle, mas são diferentes dos modelos de código aberto, nos quais o código-fonte completo é liberado para uso e modificação.
Outras empresas de tecnologia, como Meta, Mistral AI (apoiada pela Microsoft) e a startup chinesa DeepSeek, também lançaram modelos de peso aberto nos últimos anos.
“É muito legal ver esse ecossistema crescendo, e estamos animados para contribuir com isso, realmente avançar nessa fronteira e ver o que pode surgir a partir daí”, disse o presidente da OpenAI, Greg Brockman, durante uma coletiva de imprensa.
A empresa fez parcerias com Nvidia, Advanced Micro Devices, Cerebras e Groq para garantir que os modelos funcionem bem em diferentes tipos de chips.
“A OpenAI mostrou ao mundo o que era possível construir com a IA da Nvidia — e agora está impulsionando a inovação em software de código aberto”, afirmou Jensen Huang, CEO da Nvidia, em comunicado.
Leia mais
ChatGPT deve alcançar 700 milhões de usuários semanais, quatro vezes mais que no ano passado
OpenAI arrecada US$ 8,3 bilhões com usuários pagos do ChatGPT atingindo 5 milhões
O lançamento dos modelos de peso aberto da OpenAI era muito aguardado, em parte porque a empresa adiou esse anúncio várias vezes.
Em julho, numa publicação na rede X, o CEO Sam Altman explicou que a empresa precisava de mais tempo para “realizar testes de segurança adicionais e revisar áreas de maior risco”. Antes disso, Altman já tinha avisado que os modelos não seriam lançados em junho.
Nesta terça-feira (5), a OpenAI declarou que realizou um treinamento de segurança intenso e testes rigorosos em seus modelos de peso aberto.
Durante o pré-treinamento, a empresa filtrou informações consideradas perigosas sobre armas químicas, biológicas, radiológicas e nucleares. Também simulou como pessoas mal-intencionadas poderiam tentar adaptar os modelos para finalidades nocivas. Com esses testes, a OpenAI concluiu que, mesmo ajustados para o mal, os modelos não atingiram o nível de “alta capacidade” no seu método chamado Preparedness Framework, usado para medir e proteger contra danos.
A empresa também contou com o apoio de três grupos independentes de especialistas, que deram opiniões sobre a avaliação de uso malicioso dos modelos, segundo a própria OpenAI.
De acordo com a OpenAI, é possível baixar os pesos dos modelos gpt-oss-120b e gpt-oss-20b em plataformas como Hugging Face e GitHub, sob licença Apache 2.0. Os modelos poderão ser rodados em PCs com programas como LM Studio e Ollama. Provedores de nuvem como Amazon, Baseten e Microsoft também vão disponibilizar os modelos.
Ambos os modelos conseguem lidar com raciocínio avançado, uso de ferramentas e processamento em cadeia de pensamento, e foram desenvolvidos para rodar em qualquer lugar — desde computadores pessoais até nuvem e aplicativos locais.
Segundo a OpenAI, é possível rodar o gpt-oss-20b até mesmo em um notebook, usando como um assistente pessoal para buscar arquivos e redigir textos, por exemplo.
“Estamos muito empolgados em tornar esse modelo, fruto de bilhões de dólares (bilhões de reais) em pesquisa, acessível ao maior número de pessoas possível”, declarou Altman nesta terça-feira (5).
__
📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:
🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais
🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562
🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube
🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings
Este conteúdo foi fornecido pela CNBC Internacional e a responsabilidade exclusiva pela tradução para o português é do Times Brasil.
Mais lidas
EXCLUSIVO CNBC: Trump diz estar otimista sobre acordo com a China; quer terceiro mandato; e indica favoritos ao Fed
Rafael Barbosa passa o cargo de CEO da healthtech Bionexo a Solange Plebani
Tarifaço não afeta Embraer, que tem resultado histórico, com recorde em receitas e pedidos
Índia reage às ameaças de Trump e critica EUA e União Europeia por comércio com a Rússia
iFood anuncia R$ 17 bilhões em investimentos no Brasil até março de 2026