Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no
Políticos dos EUA se manifestam contra o boom da IA; saiba por que isso é ruim para a indústria
Publicado 01/01/2026 • 13:39 | Atualizado há 3 horas
Cobre caminha para melhor ano desde 2009 com impulso da IA e temor de escassez
Atas do Fed revelam divisão de membros sobre corte de juros
EUA sancionam grupos estrangeiros ligados ao comércio de armas; veja países envolvidos
Vendas de Champagne disparam no Ano-Novo, mas denúncias trabalhistas pressionam o setor
De spa de dados a servidores no espaço: crise de energia redesenha a computação em nuvem
Publicado 01/01/2026 • 13:39 | Atualizado há 3 horas
KEY POINTS
Pexels
Inteligência Artificial
O senador democrata socialista Bernie Sanders e o governador conservador Ron DeSantis praticamente não concordam em nada. Mas encontraram um ponto em comum este ano como principais críticos do boom dos data centers da indústria de inteligência artificial.
O alinhamento de duas figuras nacionais, uma da esquerda e outra da direita, sinaliza que um acerto de contas político está se formando sobre o impacto da indústria de IA nos preços da eletricidade, na estabilidade da rede elétrica e no mercado de trabalho. A oposição poderia desacelerar os planos de desenvolvimento do setor se alcançar um amplo consenso bipartidário.
Sanders, independente de Vermont, defendeu uma moratória nacional na construção de data centers.
“Francamente, acho que é preciso desacelerar esse processo”, disse Sanders à imprensa americana em uma entrevista em 28 de dezembro. “Não basta que os oligarcas nos digam que isso vai acontecer — temos que nos adaptar. Do que eles estão falando? Que vão garantir assistência médica para todos? O que eles vão fazer quando as pessoas ficarem sem emprego?”
O governador da Flórida, DeSantis, apresentou em 4 de dezembro uma declaração de direitos da IA que protegeria o direito das comunidades locais de bloquear a construção de data centers, entre outras disposições. A proposta do republicano convicto pode entrar em conflito com a Casa Branca, que está pressionando para expandir a IA o mais rápido possível. O presidente Donald Trump emitiu uma ordem executiva em 11 de dezembro para impedir a “regulamentação excessiva” da IA pelos estados.
“Temos uma rede elétrica limitada. Vocês não têm capacidade de rede suficiente nos Estados Unidos para fazer o que eles estão tentando fazer”, disse DeSantis sobre os planos da indústria de IA para data centers em um evento em The Villages, na Flórida.
“Com o aumento da quantidade de informações disponíveis, vocês querem um data center hiperescalável em The Villages? Sim ou não?”, perguntou o governador. “Acho que a maioria das pessoas diria que não.”
DeSantis está concluindo seu segundo mandato como governador da Flórida e suas ambições políticas futuras são incertas. Sanders afirmou que seu quarto mandato como senador por Vermont provavelmente será o último.
A Flórida e Vermont não são estados com grande concentração de data centers. No entanto, o aumento nas contas de energia elétrica desempenhou um papel fundamental na vitória esmagadora da democrata Abigail Spanberger na eleição para governadora da Virgínia este ano, o maior mercado de data centers do mundo.
De acordo com a Administração de Informação Energética dos EUA, prevê-se que os preços da eletricidade residencial aumentem mais 4% em média em todo o país em 2026, após um aumento de cerca de 5% em 2025.
Com o custo de vida no centro da política americana, o impacto dos data centers nas comunidades locais provavelmente influenciará as eleições de meio de mandato em novembro próximo.
“Passamos de um período em que os data centers eram vistos como um bem inquestionável e um motor de crescimento por muitos políticos e formuladores de políticas, para agora as pessoas reconhecerem que estamos com déficit”, disse Abe Silverman, que atuou como consultor jurídico do conselho de serviços públicos de Nova Jersey de 2019 a 2023, durante o governo do democrata Phil Murphy.
“Não temos geração suficiente para atender de forma confiável os clientes e data centers existentes”, afirmou Silverman.
Leia mais
Da poeira aos data centers: como a IA começou a redesenhar o mapa dos EUA em 2025
A escassez é mais aguda na maior rede elétrica do país, a PJM Interconnection, onde a demanda dos data centers está levando o sistema a um ponto crítico. A rede terá um déficit de seis gigawatts em relação à sua necessidade de confiabilidade até 2027, de acordo com a PJM.
A escassez de energia é quase equivalente à demanda de eletricidade da Filadélfia, disse Silverman. Isso torna os apagões mais prováveis, afirmou. “Em vez de um apagão ocorrer a cada 10 anos, estamos prevendo algo com mais frequência”, disse o analista.
“Estamos em um estágio crítico agora. A PJM nunca esteve tão desfalcada”, disse Joe Bowring, presidente da Monitoring Analytics, que atua como monitora independente de mercado para a PJM.
A PJM Interconnection atende a mais de 65 milhões de pessoas em 13 estados do Meio-Atlântico e do Centro-Oeste. Isso inclui estados decisivos para as eleições de meio de mandato, como Pensilvânia e Virgínia.
O custo para garantir capacidade de geração de energia na PJM disparou nos últimos anos, com US$ 23 bilhões atribuídos a data centers, segundo a organização de fiscalização Monitoring Analytics. Esses custos são, em última instância, repassados aos consumidores. Isso equivale a uma “transferência de riqueza massiva”, afirmou a organização à PJM em uma carta de novembro.
“Não acho que tenhamos visto o fim das repercussões políticas”, disse Rob Gramlich, presidente da Grid Strategies, uma consultoria do setor elétrico.
“E com muito mais eleições em 2026 do que em 2025, veremos muitas implicações”, disse Gramlich. “Todos os políticos dirão que têm a solução para a acessibilidade e que as políticas de seus oponentes aumentariam as tarifas.”
A escassez será agravada pela recente decisão de Trump de suspender todos os parques eólicos offshore em construção na costa leste, disse Silverman. Isso inclui o Coastal Virginia Offshore Wind, um projeto gigantesco de 2,6 gigawatts que ajudaria a abastecer o enorme mercado de data centers no norte da Virgínia.
“Ao interromper um projeto que tinha perspectiva de entrar em operação em um futuro muito próximo, vocês estão aumentando diretamente os preços que todos pagamos pela eletricidade, e não apenas um pouco”, disse Silverman. “É um enorme rombo adicional que agora precisamos superar.”
Os data centers estão enfrentando resistência em várias frentes. O órgão regulador PJM solicitou que a rede elétrica rejeite data centers que não tenha capacidade para atender ou que os obrigue a gerar sua própria energia. O órgão regulador de serviços públicos da Virgínia agora exige que os data centers paguem a maior parte do custo da nova transmissão e geração que os atenderá a partir de 2027.
Os desenvolvedores de data centers provavelmente começarão a construir mais usinas de energia no local no próximo ano, em uma prática chamada de colocalização, devido à dificuldade em garantir o fornecimento à rede rapidamente, disse Brian Fitzsimons, CEO da GridUnity, uma empresa que usa software para ajudar as concessionárias a processar solicitações de conexão.
Mas Silverman afirmou que a “colocação” apresenta problemas que também serão alvo de escrutínio político.
“A colocalização, na prática, retira um gerador do mercado”, disse ele. “Seria antiético chegar a uma situação em que os centros de dados pudessem comprar usinas de energia privadas, expondo o resto de nós a uma maior probabilidade de apagões.”
__
🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais
🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562
🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube
🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings
Este conteúdo foi fornecido pela CNBC Internacional e a responsabilidade exclusiva pela tradução para o português é do Times Brasil.
Mais lidas
1
Mega da Virada 2025: qual é o prêmio para quem acertar a quina ou a quadra?
2
Mega da Virada é sorteada: veja os números
3
Seis apostas ganham prêmio bilionário da Mega da Virada; veja quanto cada um irá levar
4
Mega da Virada: veja todos os números sorteados desde a primeira edição
5
Mega da Virada: relembre quem foram os ganhadores da edição de 2024