Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no
Príncipe herdeiro da Arábia Saudita vai aos EUA em primeira visita desde assassinato de jornalista opositor
Publicado 18/11/2025 • 10:01 | Atualizado há 2 horas
Publicado 18/11/2025 • 10:01 | Atualizado há 2 horas
AGÊNCIA DE IMPRENSA SAUDITA / AFP
Esta foto divulgada pela agência de notícias oficial saudita (SPA) mostra o príncipe herdeiro da Arábia Saudita, Mohammed bin Salman, participando da cúpula de emergência árabe-islâmica de 2025 em Doha, em 15 de setembro de 2025.
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, deve se encontrar com o príncipe herdeiro da Arábia Saudita, Mohammed bin Salman, na terça-feira (18). Os líderes devem discutir o aprofundamento das relações em defesa, comércio e tecnologia, além da cooperação nos campos de inteligência artificial, segurança e energia nuclear.
A visita ocorre após a viagem de Trump à Arábia Saudita em maio, quando o reino anunciou um compromisso de comércio e investimentos de US$ 600 bilhões com os EUA. Analistas afirmam que Trump buscará consolidar essas promessas nesta semana.
Leia também:
“Os Estados Unidos querem que a Arábia Saudita compre mais de seus produtos e serviços e aumente os investimentos em empresas americanas, enquanto a Arábia Saudita busca maior acesso à tecnologia e inovação dos EUA para apoiar suas ambiciosas reformas da Visão 2030”, disse Tim Callen, pesquisador visitante no Arab Gulf States Institute, antes da reunião.
O Fórum de Investimentos EUA-Arábia Saudita, marcado para 19 de novembro, será uma oportunidade para selar mais acordos econômicos entre os dois países, observou Callen, ressaltando que a Arábia Saudita busca uma relação de mão dupla com Washington no que diz respeito a investimentos.
“Não há dúvida de que os investimentos sauditas e a compra de produtos americanos irão aumentar. No entanto, é possível que os investimentos dos EUA na Arábia Saudita registrem o maior crescimento nos próximos anos, dado o clima de investimento aprimorado no reino”, afirmou Callen, citando “as oportunidades oferecidas pela Visão 2030, a disponibilidade de energia confiável e de baixo custo e a grande oferta de terras para apoiar a expansão de atividades de IA e relacionadas de empresas de tecnologia dos EUA”.
A visita aos EUA será a primeira realizada pelo governante de fato da Arábia Saudita desde 2018, quando agentes sauditas assassinaram o jornalista e crítico proeminente do regime saudita, Jamal Khashoggi, no consulado saudita em Istambul.
Mohammed bin Salman, ou MBS, como é amplamente conhecido, negou ter ordenado o assassinato, mas um relatório de inteligência dos EUA concluiu que o príncipe herdeiro havia aprovado a operação.
Desde o escândalo generalizado em torno do caso e das críticas ao histórico da Arábia Saudita em relação à igualdade de gênero e direitos humanos, o reino busca reabilitar sua imagem global. Esse esforço tem se concentrado principalmente em mediar acordos de paz no Oriente Médio e em promover grandes eventos esportivos, como a Copa do Mundo masculina de 2034.
Após ver seu rival regional, o Irã, enfraquecido em grande parte devido a ataques conjuntos dos EUA e de Israel, a Arábia Saudita aumentou sua influência e se posicionou como um aliado estratégico chave dos EUA na região.
🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais
🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562
🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube
🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings
Este conteúdo foi fornecido pela CNBC Internacional e a responsabilidade exclusiva pela tradução para o português é do Times Brasil.
Mais lidas
1
O que acontece agora com quem tem CDBs do Banco Master?
2
Banco Master: FGC protege quem investiu dentro do teto, mas valores acima estão em risco
3
Banco Master: quem é Augusto Lima, principal sócio de Vorcaro, que também foi preso?
4
Fictor: conheça o grupo que lidera aporte bilionário e consolidou expansão no Brasil
5
Daniel Vorcaro: por que o dono do Banco Master foi preso?