Foto de 14 de maio de 2025. Da esquerda para a direita: o representante comercial dos EUA Jamieson Greer, o secretário do Tesouro dos EUA, Scott Bessent, o vice-primeiro-ministro da China He Lifeng e o representante comercial internacional da China, Li Chenggang.

CNBC China diz que EUA prejudicaram negociações comerciais com alerta sobre chip da Huawei

Mundo

Risco de recessão não desapareceu apesar da redução das tarifas, afirma economista-chefe global do Morgan Stanley

Publicado 19/05/2025 • 13:56 | Atualizado há 6 horas

CNBC

Redação CNBC

KEY POINTS

  • A redução das tensões entre o governo Trump e a China não eliminou completamente o risco de uma desaceleração econômica, de acordo com o Morgan Stanley.
  • “A redução mais recente levanta a questão de quanto os riscos de recessão diminuíram. A probabilidade certamente caiu um pouco na margem, mas nunca tivemos uma recessão como base, em parte porque presumimos que o pico das tarifas anunciadas não duraria”, escreveu Seth Carpenter.
Morgan Stanley.

Morgan Stanley.

Unsplash.

A redução das tensões entre o governo Trump e a China não eliminou o risco de uma desaceleração econômica, segundo o Morgan Stanley.

“A redução mais recente levanta a questão de quanto os riscos de recessão diminuíram. A probabilidade certamente caiu um pouco na margem, mas nunca tivemos uma recessão como base, em parte porque presumimos que o pico das tarifas anunciadas não duraria”, escreveu Seth Carpenter, economista-chefe global da empresa.

Leia mais

Acompanhe a cobertura em tempo real da Guerra Tarifária

China diz que EUA prejudicaram negociações comerciais com alerta sobre chip da Huawei

“No entanto, o risco de recessão não desapareceu, pois as tarifas têm efeitos diretos e indiretos. Mesmo com tarifas mais baixas, o impacto direto ainda é significativo.”

Carpenter acrescentou que isso foi reforçado por tendências históricas.

“Os dados mostram que as tarifas sobre a China no primeiro governo Trump foram seguidas por uma queda na produção industrial e no emprego na indústria”, continuou.

“Tarifas são impostos, e 2/3 das importações da China são bens de capital ou insumos intermediários. Portanto, as tarifas sobre a China são, na prática, um imposto sobre investimentos domésticos e manufatura.”

📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:

🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais

🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562

🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube

🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings

Este conteúdo foi fornecido pela CNBC Internacional e a responsabilidade exclusiva pela tradução para o português é do Times Brasil.

MAIS EM Mundo