CNBC
O presidente dos EUA, Donald Trump, discursa durante uma reunião de gabinete na Sala do Gabinete da Casa Branca, em Washington, DC, em 30 de abril de 2025.

CNBCWashington D.C. processa Trump por tomada federal do controle da polícia

Tarifas do Trump

EUA e Itália concordam em não discriminar ou taxar serviços digitais e empresas de tecnologia

Publicado 18/04/2025 • 11:08 | Atualizado há 4 meses

Estadão Conteúdo

KEY POINTS

  • O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e a primeira-ministra da Itália, Giorgia Meloni, concordaram que um "ambiente não discriminatório em termos de taxação de serviços digitais é necessário para permitir investimentos de empresas de tecnologia de ponta"
  • O aparente acordo entre as duas nações sobre poupar empresas de tecnologia ocorre em um momento de negociações comerciais entre EUA e a União Europeia (UE) para alcançar redução de tarifas impostas pelo governo Trump.
  • Anteriormente, autoridades europeias e americanas afirmaram que as negociações seriam exclusivamente entre o país e o bloco econômico

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e a primeira-ministra da Itália, Giorgia Meloni, concordaram que um “ambiente não discriminatório em termos de taxação de serviços digitais é necessário para permitir investimentos de empresas de tecnologia de ponta”, segundo comunicado divulgado pela Casa Branca na manhã desta sexta-feira, 18.


“Os EUA e a Itália reconhecem a necessidade de proteger nossa infraestrutura e tecnologia nacionais críticas e sensíveis, que é o motivo pelo qual nos comprometemos a usar apenas vendedores confiáveis nessas redes e não haverá discriminação entre vendedores americanos ou italianos”, afirmaram os governos, na nota.

Leia mais
Acompanhe a cobertura em tempo real da Guerra Tarifária
Política tarifária dos EUA é risco relevante para economia japonesa, alerta membro do Banco do Japão
CNBC Pequenas empresas do Canadá levam tarifas de Trump para o lado pessoal


O aparente acordo entre as duas nações sobre poupar empresas de tecnologia ocorre em um momento de negociações comerciais entre EUA e a União Europeia (UE) para alcançar redução de tarifas impostas pelo governo Trump. Uma das medidas visadas pelo bloco era a taxação de serviços digitais, que poderia atingir big techs como Meta, Alphabet – controladora do Google – e Microsoft.


Anteriormente, autoridades europeias e americanas afirmaram que as negociações seriam exclusivamente entre o país e o bloco econômico, sem acordos individuais entre os EUA e países-membros.

Foto: ALEX BRANDON/ASSOCIATED PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO


Trump e Meloni se reuniram na quinta-feira para discutir cooperação estratégica entre EUA e Itália em diversas áreas. Em nota, a Casa Branca confirmou que o presidente americano aceitou convite para visitar a Itália em breve e que considera também uma reunião EUA-Europa. “Os Estados Unidos e a Itália concordam em trabalhar para garantir que o comércio entre os Estados Unidos e a Europa seja mutuamente benéfico, justo e recíproco”, afirmou o comunicado.

📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:

🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais

🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562

🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube

🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, TCL Channels, Pluto TV, Soul TV, Zapping | Novos Streamings

Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no

MAIS EM Tarifas do Trump