CNBC
O primeiro-ministro da Índia, Narendra Modi (à esquerda), tira uma foto em grupo com líderes de empresas de IA, incluindo o CEO da OpenAI, Sam Altman (ao centro), e o CEO da Anthropic, Dario Amodei (à direita), na Cúpula de Impacto da IA, em Nova Délhi, em 19 de fevereiro de 2026.

CNBCGigantes da IA anunciam bilhões na Índia em busca de liderança global

Tarifas do Trump

‘Quero saber se os EUA ajudam ou ameaçam’, diz Lula após Trump anunciar tarifas de 15%

Publicado 22/02/2026 • 09:27 | Atualizado há 2 horas

KEY POINTS

  • O presidente questiona o papel dos EUA na América do Sul.
  • Lula critica tarifas anunciadas por Trump e defende relação igualitária e cooperação bilateral.

Reprodução: Canal Gov

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou neste domingo, 22, que pretende discutir com Donald Trump qual será o papel dos Estados Unidos na América do Sul. “Quero discutir qual é o papel dos EUA na América do Sul, se é de ajuda ou ameaça”, declarou Lula, em entrevista a jornalistas em Nova Délhi, na Índia.

A fala ocorre após Trump anunciar tarifas globais de 15% sobre produtos importados pela maioria dos países. O presidente voltou a defender que o Brasil quer relações iguais com todos os parceiros e disse que não deseja alinhamentos automáticos em um cenário de polarização internacional.

Leia também: Após 20 anos, roubo de obras de Monet, Picasso e Dalí prescreve no Rio

Lula reage às tarifas dos EUA

As novas tarifas foram anunciadas após decisão da Suprema Corte dos Estados Unidos considerar ilegal o tarifaço anterior. O Brasil chegou a enfrentar taxas de até 50% sobre exportações aos EUA.

Lula afirmou que não cabe ao presidente brasileiro comentar decisões da Suprema Corte americana. Sobre a reação do Brasil, disse que o governo agiu com cautela e avaliou que, em alguns pontos, houve recuo por parte da administração norte-americana.

Lula quer pauta ampla com Trump

O presidente confirmou que deve se reunir com Trump em março. Segundo Lula, a agenda será extensa e envolverá comércio, investimentos, parcerias universitárias e a situação da comunidade brasileira nos Estados Unidos.

Ele afirmou que pretende tratar de investimentos americanos no Brasil e reforçou que o país busca tratamento igualitário nas relações bilaterais.

Cooperação e segurança

Lula também mencionou o combate ao crime organizado transnacional. Segundo ele, a atuação das organizações criminosas exige cooperação entre países.

O presidente declarou que, se houver interesse dos EUA em enfrentar o narcotráfico e o crime organizado, o Brasil atuará em parceria. Ele acrescentou que a América do Sul e o Caribe são regiões pacíficas e que desejam crescimento econômico e geração de emprego.

📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:


🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais

🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562

🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube

🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings

Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no

MAIS EM Tarifas do Trump

;