CNBC
A antiga usina nuclear de Three Mile Island em Londonderry Township, Pensilvânia, EUA, 25 de junho de 2025.

CNBC Ex-altos funcionários alertam que plano nuclear de Trump enfraquece regulação e aumenta riscos à segurança

Tarifas do Trump

Tarifas dos EUA e alta de impostos ameaçam desempenho do comércio, diz economista-chefe da CNC

Publicado 17/07/2025 • 13:02 | Atualizado há 5 horas

Redação Times Brasil

KEY POINTS

  • O economista-chefe da Confederação Nacional do Comércio (CNC), Fábio Bentes, alertou que a economia brasileira pode desacelerar ainda mais diante da crise tarifária com os Estados Unidos.
  • Em entrevista ao Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC nesta quinta-feira (17), ele afirmou que o início de 2025 foi promissor, mas as expectativas já apontam para uma perda de ritmo.
  • “Toda essa questão envolvendo a guerra de tarifas não contribui em nada para reverter esse processo”, disse.

O economista-chefe da Confederação Nacional do Comércio (CNC), Fábio Bentes, alertou que a economia brasileira pode desacelerar ainda mais diante da crise tarifária com os Estados Unidos.

Em entrevista ao Times Brasil – Licenciado Exclusivo CNBC nesta quinta-feira (17), ele afirmou que o início de 2025 foi promissor, mas as expectativas já apontam para uma perda de ritmo. “Toda essa questão envolvendo a guerra de tarifas não contribui em nada para reverter esse processo”, disse.

Segundo Bentes, o comércio brasileiro, que depende fortemente de importações, teme as consequências da adoção de tarifas de reciprocidade. “Se adotarmos uma alíquota semelhante à dos Estados Unidos, os produtos importados e consumidos no Brasil tendem a ficar mais caros”, afirmou.

Leia também:

CNC e CNI afirmam que PL do Imposto de Renda onera setor produtivo e sugerem tributar bets

Como alternativa, o economista sugeriu uma análise setor por setor e apontou que, no caso de medicamentos, a quebra de patentes pode ser uma medida menos danosa no curto prazo.

Outro ponto de atenção para o setor é o aumento do IOF. Bentes celebrou o recuo na tentativa de tributar o risco sacado, derrubada pelo STF. “Foi menos mal. Se essa modalidade fosse tributada, seria mais um reforço no cenário de desaceleração econômica via aumento de preços”, avaliou. Ele lembrou que o IOF deixou de ser um imposto apenas sobre grandes transações e já representa 4,3% da arrecadação da Receita Federal.

Apesar do cenário adverso, a CNC ainda prevê crescimento para o comércio em 2025, entre 2% e 3%, puxado pelo mercado de trabalho.

📌ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:

🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais

🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562

🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube

🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings

Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no

MAIS EM Tarifas do Trump