Temu acrescenta ‘taxas de importação’ de cerca de 145% após as tarifas de Trump, mais que dobrando o preço de muitos itens
Publicado 28/04/2025 • 15:08 | Atualizado há 5 horas
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Publicado 28/04/2025 • 15:08 | Atualizado há 5 horas
KEY POINTS
A varejista online chinesa Temu começou a adicionar “taxas de importação” de cerca de 145% em resposta às tarifas do presidente Donald Trump.
As taxas, que começaram a surgir no fim de semana após os aumentos de preços entrarem em vigor na sexta-feira, custam mais do que os produtos individuais que os consumidores estão comprando e podem mais que dobrar o preço de um pedido típico.
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Por exemplo, um vestido de verão vendido na Temu por US$ 18,47 custará US$ 44,68 após a adição de US$ 26,21 em taxas de importação à conta, uma sobretaxa de 142%, mostra uma análise da CNBC. Um maiô infantil de US$ 12,44 custará aos compradores US$ 31,12 quando a taxa de importação de US$ 18,68 for considerada, uma taxa impressionante de 150%. Um aspirador de pó portátil listado a US$ 16,93 agora custa US$ 40,11 quando se considera uma taxa de importação de US$ 21,68, o que representa uma margem de lucro de aproximadamente 137%.
“Itens importados para os EUA podem estar sujeitos a taxas de importação. Essas taxas cobrem todos os processos e custos alfandegários, incluindo taxas de importação pagas às autoridades alfandegárias em seu nome”, explica a Temu em seu site. “O valor listado pode não representar o valor real pago às autoridades alfandegárias.”
Representantes da Temu não responderam imediatamente a um pedido de comentário.
A varejista de descontos rival Shein também aumentou os preços em seu site, mas não parece estar implementando taxas de importação. A empresa adicionou um banner no caixa que diz: “As tarifas estão incluídas no preço que você paga. Você nunca precisará pagar a mais na entrega.”
As medidas ocorrem depois que a Temu e a Shein alertaram, no início deste mês, que aumentariam seus preços após Trump impor uma tarifa de 145% sobre muitas importações da China e prometer encerrar a isenção mínima em 2 de maio. A brecha amplamente criticada ajudou a acelerar o crescimento da Temu e da Shein nos EUA, pois permitiu que a maioria dos pacotes entrasse no país sem impostos, desde que as importações fossem avaliadas em menos de US$ 800.
“Devido às recentes mudanças nas regras e tarifas do comércio global, nossas despesas operacionais aumentaram”, afirmou a Temu em seu site no início deste mês. “Para continuar oferecendo os produtos que você ama sem comprometer a qualidade, faremos ajustes de preço a partir de 25 de abril de 2025.”
As taxas de importação corroem a proposta de valor que tornou a Temu popular entre os consumidores. A Temu, que pertence à gigante chinesa de comércio eletrônico PDD Holdings,
disparou em popularidade nos EUA desde seu lançamento em 2022, inundando a internet com anúncios que proclamavam que os usuários podem “Comprar como um bilionário”. Embora os prazos de entrega pudessem ser longos, os consumidores migraram para o site porque os preços baixíssimos em roupas, eletrônicos e artigos para casa compensavam a espera extra.
A Temu permitiu que consumidores com dificuldades financeiras, como compras de supermercado e moradia, pudessem comprar itens úteis, como roupas novas ou decoração para casa, sem o alto preço. Agora, os preços de muitos de seus produtos estarão mais alinhados aos de concorrentes americanos, como Amazon, Walmart e Target, mas ainda podem levar mais de uma semana para chegar.
A Temu reduziu drasticamente seus gastos com anúncios online nos EUA desde que Trump anunciou tarifas abrangentes. A classificação da Temu na loja de aplicativos da Apple caiu para a 73ª posição, após figurar consistentemente entre as 10 primeiras, de acordo com dados da Sensor Tower. A Shein está atualmente na 54ª posição, abaixo da 15ª posição no mês passado.
Compradores da Temu inundaram um fórum do Reddit com postagens criticando as tarifas de importação impostas pelos preços nos dias desde que a empresa aumentou os preços. Em uma postagem intitulada “Descanse em paz, Temu, foi bom enquanto durou”, um usuário escreveu que o preço dos itens “disparou” na sexta-feira.
“De comprar como um bilionário a comprar como um camponês em um dia”, escreveu um usuário em outra postagem do Reddit no sábado.
Alguns veículos de notícias e consumidores registraram aumentos modestos nos preços de itens individuais vendidos na Temu — antes das taxas de importação. Parece que as novas taxas estão sendo aplicadas apenas a produtos que não são vendidos em armazéns locais nos EUA. No último ano, a Temu trabalhou para construir centros de distribuição nos EUA para se proteger das tensões comerciais e, segundo relatos, pressionou alguns vendedores a armazenarem seus estoques nos EUA.
Recentemente, a Temu tem promovido produtos que são enviados localmente para consumidores americanos em vez daqueles que são enviados diretamente da China. Essa tendência só se intensificou à medida que a empresa aumentava os preços e adicionava taxas extras.
Por exemplo, uma análise da página de “ofertas relâmpago” da Temu na segunda-feira mostrou que mais de 75% dos produtos oferecidos tinham a etiqueta “local”. Quando os consumidores clicam nos itens, um banner verde brilhante com as palavras “sem taxas de importação” é destacado na parte superior.
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Este conteúdo foi fornecido pela CNBC Internacional e a responsabilidade exclusiva pela tradução para o português é do Times Brasil.
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