Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no
Trump aprova fusão da U.S. Steel com a Nippon Steel após acordo de segurança nacional
Publicado 13/06/2025 • 21:32 | Atualizado há 1 mês
Exclusivo CNBC: Trump “provavelmente” demitirá presidente do Fed “em breve”, diz autoridade da Casa Branca
França quer cortar dois feriados e eliminar cargos públicos para economizar dinheiro
Ações da ASML caem após gigante dos chips dizer que não pode confirmar crescimento em 2026
CEO da Nvidia quer vender chips mais avançados para a China após fim da proibição do H20
Ações da Renault despencam 17% após montadora revisar projeções e nomear novo CEO interino
Publicado 13/06/2025 • 21:32 | Atualizado há 1 mês
KEY POINTS
O presidente Donald Trump emitiu uma ordem executiva na sexta-feira (13) aprovando a fusão da U.S. Steel com a Nippon Steel do Japão, após as empresas assinarem um acordo de segurança nacional com o governo dos EUA.
O presidente Donald Trump emitiu uma ordem executiva nesta sexta-feira aprovando a fusão da U.S. Steel com a Nippon Steel do Japão, após as empresas assinarem um acordo de segurança nacional com o governo dos EUA.
Leia mais:
Trump: ataque de Israel será ótimo para o mercado porque o Irã não terá arma nuclear
Trump autoriza fusão entre Nippon Steel e U.S. Steel após governo Biden barrar negócio
Trump se opôs à venda controversa da U.S. Steel para a Nippon durante a campanha para a eleição presidencial de 2024, já que tanto republicanos quanto democratas têm se empenhado em proteger empresas americanas da concorrência estrangeira. No entanto, Trump começou a suavizar sua oposição ao assumir o cargo, ordenando uma nova revisão do acordo em abril. O presidente Joe Biden havia bloqueado a venda da U.S. Steel para a Nippon nos seus últimos dias no cargo, citando preocupações de segurança nacional, apesar do Japão ser um aliado próximo.
Trump evitou chamar o acordo de aquisição ou fusão, descrevendo-o como uma “parceria” em uma postagem no dia 23 de maio na sua plataforma de mídia social, Truth Social. Ele insistiu que a U.S. Steel permanecerá “sob controle dos EUA” durante um discurso para trabalhadores em uma das plantas da empresa nos arredores de Pittsburgh no dia 30 de maio.
A U.S. Steel deixou claro que se tornaria uma “subsidiária integral” da Nippon North America sob os termos do acordo de fusão, em um documento apresentado em 8 de abril à Comissão de Valores Mobiliários. A descrição de Trump do acordo como uma “parceria” causou confusão entre investidores e a liderança sindical.
O presidente disse aos trabalhadores da U.S. Steel que a Nippon será um “ótimo parceiro”. A administração Trump está atualmente envolvida em negociações comerciais com o Japão, enquanto investidores aguardam ansiosamente sinais de que os EUA farão acordos com parceiros-chave para evitar tarifas elevadas.
Trump disse aos trabalhadores das siderúrgicas que a Nippon concordou em manter os altos-fornos da U.S. Steel operando a plena capacidade por no mínimo 10 anos. O presidente afirmou que o acordo não resultará em demissões e prometeu que “não haverá terceirização de forma alguma”. Ele disse que os trabalhadores receberão um bônus de $5.000 (cerca de R$ 24.500).
Trump anunciou que estava dobrando as tarifas dos EUA sobre as importações de aço para 50% durante seu discurso aos trabalhadores da U.S. Steel. Essas tarifas entraram em vigor no dia 4 de junho.
—
📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:
🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais
🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562
🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube
🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings
Este conteúdo foi fornecido pela CNBC Internacional e a responsabilidade exclusiva pela tradução para o português é do Times Brasil.
Mais lidas
Raízen fecha a histórica Usina Santa Elisa e levanta R$ 1 bi com venda de cana-de-açúcar
Trump autoriza e EUA vão investigar Brasil por práticas comerciais desleais
Tarifa de 50% dos EUA retém 30 mil toneladas de carne bovina brasileira
EUA citam uso do PIX e falta de combate à corrupção em investigação contra o Brasil
Governo reage e envia carta aos EUA cobrando diálogo sobre as tarifas