CNBC
O primeiro-ministro da Índia, Narendra Modi (à esquerda), tira uma foto em grupo com líderes de empresas de IA, incluindo o CEO da OpenAI, Sam Altman (ao centro), e o CEO da Anthropic, Dario Amodei (à direita), na Cúpula de Impacto da IA, em Nova Délhi, em 19 de fevereiro de 2026.

CNBCGigantes da IA anunciam bilhões na Índia em busca de liderança global

Mundo

Trump ordena desfazer compra de ativos de chips por empresa ligada à China

Publicado 03/01/2026 • 20:30 | Atualizado há 2 meses

KEY POINTS

  • Governo dos EUA cita riscos à segurança nacional em negócio de chips.
  • Caso expõe maior rigor dos EUA sobre tecnologia e semicondutores.
Chips

Chips

AFP

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, ordenou que uma empresa controlada por um cidadão chinês desfaça a aquisição de ativos de chips de uma fabricante americana, citando riscos à segurança nacional. A decisão envolve um negócio de US$ 2,9 milhões e foi formalizada por meio de uma ordem executiva divulgada nesta sexta-feira.

Segundo a Casa Branca, a empresa HieFo Corporation, registrada no estado de Delaware, é controlada por um cidadão da República Popular da China.

Aquisição de chips entrou no radar do governo

A HieFo comprou, em 30 de abril de 2024, os ativos de chips digitais, design de wafers, fabricação e processamento da empresa americana Emcore, sediada em Nova Jersey. O negócio incluiu uma unidade de fabricação de semicondutores, informou o Departamento do Tesouro.

O governo americano apontou como risco a possibilidade de desvio do fornecimento de chips de fosfeto de índio, considerados estratégicos, para fora dos Estados Unidos.

Chips, IP e conhecimento técnico preocupam os EUA

De acordo com o Departamento do Tesouro, a transação representa risco de acesso indevido à propriedade intelectual, ao know-how proprietário e à expertise técnica da Emcore, elementos considerados sensíveis para a segurança nacional ligada aos chips.

A operação não foi previamente comunicada ao CFIUS, o comitê responsável por revisar investimentos estrangeiros nos EUA, o que levou à abertura de uma investigação pelo grupo de transações não notificadas.

Ordem executiva impõe desinvestimento

A HieFo foi instruída a vender todos os ativos adquiridos no prazo de até 180 dias e a restringir imediatamente qualquer acesso a informações técnicas da Emcore relacionadas aos chips.

Nem a HieFo nem a Emcore responderam de imediato a pedidos de comentário feitos pela CNBC.

Reação chinesa ao caso dos chips

O jornal estatal chinês Global Times afirmou, citando um especialista, que a ordem de desinvestimento reflete a ansiedade de Washington diante da competição tecnológica com a China, alegando falta de justificativa convincente.

O episódio reforça o endurecimento da postura americana em relação a negócios envolvendo chips e tecnologia avançada em meio à rivalidade entre EUA e China.

Histórico da HieFo e ativos estratégicos

A HieFo foi fundada por Genzao Zhang e Harry Moore por meio de um management buyout dos ativos de fabricação de wafers e chips da Emcore. A empresa afirma ter herdado mais de 40 anos de inovação em optoeletrônica baseada em fosfeto de índio.

Em comunicado anterior, a HieFo disse que pretendia manter as operações da fábrica da Emcore em Alhambra, na Califórnia, e reter cientistas, engenheiros e funcionários operacionais.

Uso dos chips em defesa e indústria

A Emcore fabrica equipamentos de navegação, como giroscópios e sensores, utilizados em aplicações comerciais, industriais e de defesa, incluindo sistemas autônomos e armamentos, segundo informações da empresa.

Leia também:
Trump afirma que operação dos EUA capturou o presidente da Venezuela, Nicolás Maduro

A companhia deixou a Nasdaq no início de 2025 após sua fusão com o grupo aeroespacial Velocity One LP, concluída em novembro de 2024.

📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:


🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais

🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562

🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube

🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings

Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no

Este conteúdo foi fornecido pela CNBC Internacional e a responsabilidade exclusiva pela tradução para o português é do Times Brasil.

MAIS EM Mundo

;