Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no
Trump diz que concordou com reunião sobre a Groenlândia em Davos
Publicado 20/01/2026 • 09:48 | Atualizado há 2 horas
Publicado 20/01/2026 • 09:48 | Atualizado há 2 horas
KEY POINTS
Montagem Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC | Fotos: REUTERS/Jonathan Ernst | Canva Images
Donald Trump ao lado da bandeira da Groenlândia
O presidente dos EUA, Donald Trump, disse nesta terça-feira (20) que concordou em participar de uma reunião entre “várias partes” no encontro de elites globais em Davos para discutir sua proposta de anexação da Groenlândia.
A tentativa de Trump de comprar o território autônomo dinamarquês abalou a ordem global, com o presidente dos EUA intensificando a pressão sobre os líderes europeus devido à resistência destes ao seu plano de tomar posse da ilha estratégica do Ártico.
“Concordei com uma reunião das várias partes em Davos, na Suíça”, publicou Trump em sua plataforma Truth Social.
Como já deixei bem claro para todos, a Groenlândia é imprescindível para a segurança nacional e mundial. Não há como voltar atrás – nisso, todos concordam!
Leia também: Trump vai a Davos – veja os grandes nomes que não estarão presentes
Trump insistiu que os Estados Unidos precisam do vasto território da Groenlândia, com a Rússia e a China intensificando suas atividades militares nas proximidades e o gelo do Ártico derretendo devido às mudanças climáticas.
Em uma publicação separada, o presidente dos EUA compartilhou uma imagem gerada por inteligência artificial de si mesmo segurando uma bandeira americana ao lado de uma placa que dizia “Groenlândia – território dos EUA estabelecido em 2026”, ladeado por seu vice-presidente JD Vance e pelo secretário de Estado Marco Rubio.
Trump, que tem presença confirmada em Davos na quarta-feira (21), compartilhou outra imagem gerada por inteligência artificial de líderes mundiais em uma reunião na qual ele apresenta um mapa com a bandeira americana abrangendo os Estados Unidos, Canadá, Groenlândia e Venezuela.
Leia também: Trump ameaça impor tarifa de 200% sobre vinhos franceses após resistência de Macron a ‘Conselho da Paz’
Um Trump mais ousado intensificou as ameaças à Groenlândia depois de enviar forças americanas para depor o presidente de esquerda da Venezuela, Nicolás Maduro.
Ele também prometeu anexar o Canadá e costuma se referir ao país como o 51º estado dos EUA.
Trump também escreveu no Truth Social que teve uma “conversa telefônica muito boa” sobre a Groenlândia com o chefe da OTAN, Mark Rutte.
O presidente dos EUA publicou uma captura de tela que, segundo ele, mostrava uma mensagem de Rutte dizendo que ele estava “comprometido em encontrar uma solução para a questão da Groenlândia”.
Trump disse que não acreditava que os líderes europeus “resistindo muito” à sua tentativa de tomar o território, declarando a repórteres na segunda-feira: “Eles não podem protegê-lo”.
🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais
🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562
🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube
🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings
Mais lidas
1
Ações da Stellantis caem 43% enquanto fabricante da Jeep completa cinco anos e executa reestruturação
2
Trading controlada por grupo russo “some do mapa” e demite 344 no Brasil
3
Flamengo: por que o clube ficou fora da Copinha 2026?
4
Fictor, que tentou comprar o Banco Master, é questionada por promessas de retorno acima do mercado
5
Acompanhe agora: Evento reúne ministro e lideranças para debater do consultório à IA, analisando inovação, regulação e os rumos da saúde no Brasil